"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Marco de Cruzamento (Ota)

Distrito: Lisboa
Concelho: Alenquer

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 32973 de 18-08-1943
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Valor patrimonial
Valor histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil
Descrição
É, igualmente, designado por Marco da Malaposta e assinala um dos pontos do trajecto Lisboa - Caldas da Rainha. Na face principal, por baixo de uma coroa em relevo, encontra-se uma inscrição com o seguinte texto: A Augusta Rainha/ D. Maria I N. Snra/ a mandou fazer/ sen/ do inspector do ter/ rº de Lxa e estradas/ públicas o illº e exmo/ conde de Vallada/ res no anno de 1788. Na outra face encontra-se escrito: estrada/ que vem/ de alenq/er e Santa/ Quitéria.
Morada
Junto à Ponte Antiga, na Rua da Malaposta, à entrada da Ota
2580
OTA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, IPPAR, Lisboa, 1993.

MELO, António de Oliveira, GUAPO, António Rodrigues, MARTINS, José Eduardo, "O Concelho de Alenquer - Subsídios para um Roteiro de Arte e Etnografia", Vol. I, Comissão Municipal da Feira da Ascensão de Alenquer e Associação para o Estudo e Defesa do Património de Alenquer, Alenquer, 1984.

Data de atualização
12/11/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,538,968