"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Livraria Lello & Irmão

Distrito: Porto
Concelho: Porto

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Em vias de classificação
Proteção Jurídica
Portaria n.º 625/2013, DR, 2.ª série, n.º 182, de 20-09-2013
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamentos de Cultura e Recreio
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil
Uso atual
Livraria
Descrição

Inaugurada já no século XX, em 1906, esta livraria causou grande agitação no meio cultural portuense, apesar de ser o local da anterior livraria que aí funcionou até 1869, a Livraria Chardron. Terão comparecido na inauguração nomes como Guerra Junqueiro, José Leite de Vasconcelos e Afonso Costa.

O edifício neogótico deve-se ao Eng.º Xavier Esteves e é completamente distinto dos que o rodeiam com realce para o grande arco abatido da entrada e, no piso superior, as três janelas ladeadas por duas figuras representando a Arte e a Ciência, da autoria de José Bieldman.

No requintado interior também neogótico, destaca-se a magnífica escadaria em madeira trabalhada.

Podem ainda ver-se os bustos esculpidos por Romão Junior de alguns dos grandes escritores portugueses do século XIX: Camilo Castelo Branco, Guerra Junqueiro, Antero de Quental, Júlio Dinis, Almeida Garrett e Eça de Queirós.

No teto de vitral da Livraria observa-se desenhado o emblema editorial da Lello.

Em setembro de 2013 foi classificada como monumento de interesse público

A portaria assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, defende que a livraria da Rua das Carmelitas é “um autêntico santuário das artes editoriais e livreiras”.

As razões para a classificação são condensadas num parágrafo curto: "A Livraria Lello & Irmão apresenta-se como um dos mais importantes edifícios da arquitetura eclética portuguesa, integrando marcenarias e vitrais sem paralelo no país. Ao seu valor arquitetónico e artístico acresce a importância cultural que tem assumido de forma contínua ao longo do tempo, bem como o seu excelente estado de conservação, a autenticidade e exemplaridade da estrutura e da decoração, e a merecida fama internacional de que desfruta".

Identificada como uma das mais belas livrarias do mundo, a Lello continua de portas abertas, recebendo diariamente inúmeros turistas.

Modo de funcionamento
Segunda a Sexta: 10h00 - 19h30
Sábado: 10h00 - 19h00
Morada
Rua das Carmelitas, 144
4050-161
Porto
Telefone
+351 22 200 20 37
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
17/11/2014
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,216,033