"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Sé Catedral de Santarém)

Distrito: Santarém
Concelho: Santarém

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 3027 de 14-3-1917; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 10 de 13-1-1960
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Estilo(s)
Maneirismo, Barroco
Uso atual
Paço episcopal, culto religioso, livraria
Proprietário/Instituições responsáveis
Diocese de Santarém
Descrição

Em 1647, D. João IV doa as ruínas dos antigos paços reais aos Jesuítas, para que estes aí instalem o seu Colégio. Como contrapartida, competia à ordem remodelar os paços reais, permitindo que a corte aí se continuasse a instalar nas suas deslocações a Santarém. Em 1711 estão terminadas as obras, e construída a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, hoje em dia conhecida como Igreja do Seminário. 

Com a expulsão da Companhia de Jesus levada a cabo pelo Marquês de Pombal, o Colégio é entregue ao Patriarcado sendo instalado o Real Colégio de Nossa Senhora da Conceição, ou Seminário Patriarcal de Santarém. Funcionou aí durante anos a Academia dos Laureados, e mais tarde a Academia Scalabitana, onde se juntavam escritores, poetas e artistas em geral. De 1853 a 1942 serviu como Liceu Nacional de Santarém. Atualmente, já perdida a função de seminário, foi elevada a Sé Catedral e Paço Episcopal da Diocese de Santarém.

A fachada da Igreja é maneirista, do chamado "estilo-chão", de linhas sóbrias, mas elaboradas. A frontaria está segmentada verticalmente em cinco corpos, divididos por pilastras. Longitudinalmente, os quatro andares são cingidos por calabres de pedra de estilo manuelino.

O corpo inferior é rasgado por três portais e sobre o portal central está um baixo-relevo com o símbolo da Companhia. Os dois pisos intermédios da fachada têm janelões nos corpos interiores, e nichos nos exteriores. Nos quatro nichos da fachada encontram-se as imagens de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, S. Francisco Xavier, S. Francisco de Borja e S. Luiz Gonzaga. 

No último andar, encontra-se um nicho envidraçado com a escultura de Nossa Senhora da Conceição, uma imagem em cerâmica de cerca de 2 metros. A coroar o edifício pode ver-se uma cruz de ferro que terá sido aqui colocada em 1787, em substituição da original, em pedra, que caíra com o terremoto de 1755.

A nave é coberta por um teto pintado a óleo, que procura o impacto cenográfico, tão característico do barroco; a pintura é alusiva a Imaculada Conceição. A capela-mor, onde está sepultado o fundador da igreja, D. Duarte da Costa, é abobadada e ladeada por quatro colunas salomónicas. O retábulo desta capela é sem dúvida uma das peças a destacar da igreja do Seminário, com um rico embutido em pedra jaspe de Sintra, formando um desenho policromo de motivos barrocos, que representa a coroação de Nossa Senhora da Glória.

A igreja está dividida em duas bandas (da Epístola e do Evangelho), com quatro capelas por banda, patrocinadas por famílias ilustres da cidade. Cada capela, tem um estilo individual, formando as oito, no seu conjunto, um rico conjunto de retábulos em talha e mármore, embutidos, baixos-relevos e esculturas sacras de excelente qualidade. De entre as capelas, destaca-se a de Nossa Senhora da Boa Morte, com retábulo de talha dourada figurando o Apocalipse. São igualmente de destacar os claustros, assim como a azulejaria do século XVIII, que surge nas escadarias e corredores do Seminário.

O edifício central é ladeado por dois corpos simétricos. Na época áurea do funcionamento do seminário, na ala Norte conviviam os novos paços régios, com a vivência da própria comunidade religiosa, se bem que em espaços muito bem delimitados. Na ala Sul localizavam-se as salas de aula, em dois andares desenhados em volta de um claustro central, o Pátio das Aulas.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição do Seminário, é assim um edifício em que se conjugam duas leituras do estilo barroco. No exterior, a disciplina e equilíbrio do "estilo-chão", numa fachada simplista que não perde, no entanto, a beleza. No interior do edifício, a sumptuosidade do barroco de transição para o século XVIII, com a utilização dos mármores, da talha, de majestosas colunas e das pinturas "tromp d'oeil" de efeito grandioso. É sem dúvida o monumento central da cidade, não só pela sua localização geográfica, mas também pela importância histórica e inegável valor artístico do edifício, e das obras que encerra.

Núcleos mais importantes
Retábulo barroco da capela-mor
Intervenções e Restauros
1952/55 - DGMN realiza obras de pavimentação e iluminação da escadaria.
1972/78 - DGMN efectua trabalhos de conservação, restruturação interna e nova cobertura.
1981/82 - é feita a remodelação do edifício e pintura da fachada.
1995 - IPAAR restaura pinturas dos tectos, e leva e efeito a limpeza da capela-mor e laterais.
Modo de funcionamento
10:00 - 13:00 | 14:00 - 18:00 
Encerra às terças-feiras
Morada
R. Capelo e Ivens, 28
2005-257 Santarém
Telefone
+351 243 304 060
Bibliografia
CUSTÓDIO, Jorge (coord.), Património Monumental de Santarém : Inventário - Estudos Descritivos, Santarém, Câmara Municipal de Santarém, 1996.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.

SERRÃO, Vitor, Santarém, Lisboa, Editorial Presença, Cidades e Vilas de Portugal, 1990.

Data de atualização
17/06/2024
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,135