"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja do Salvador

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Indo-Português, Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Mobiliário, Pintura, Talha
Descrição

Igreja edificada no séc. XVI, pertencia ao convento franciscano do mesmo nome, hoje desaparecido (foi destruído em 1942). Do conjunto original apenas subsistem a igreja, a torre medieval da cerca velha (com um balcão de matacães com cachorrada, acrescentado no séc. XIV) e o claustro.
O mosteiro, instalado no primitivo paço dos fidalgos Martins da Silveira, condes de Sortelha, sob a protecção do arcebispo D. Alexandre de Bragança, foi solenemente inaugurado em 1602, logo enriquecido com um retábulo de boa marcenaria artística, de colunas e estátuas esculpidas pelo entalhador Sebastião Vaz e por quadros de pintura e dourado dos mestres Pedro Nunes e António Vogado (1625-26). Este conjunto original da ábside foi substituído pela actual e valiosa obra barroca, da época de D. Pedro II, na qual se veneram as imagens padroeiras: Santa Clara e S. Francisco de Assis.>br>A igreja é de nave única, com as paredes totalmente revestidas por silhares de azulejos policromos, seiscentistas, de tipo tapete, renda e de monogramas religiosos. Destacam-se os curiosos frontais de altar, do tipo indo-português, com ramagens, aves e animais exóticos, de cerca de 1650, segundo encomenda de soror Helena do Espírito Santo. A cúpula da capela-mor, de forma hemisférica, as arcadas que suportam os anexos do confessionário-palratório e a sacristia apresentam-se, igualmente, revestidas por azulejos de tipo padrão, bastante interessantes pelo desenho da sua planta e decoração.
As paredes da capela da Misericórdia encontram-se revestidas por um silhar de azulejos do tipo albarrada, do séc. XVIII.
O retábulo da capela-mor, barroco, tem colunas salomónicas e uma tribuna em talha dourada. Os dois altares colaterais da nave são decorados com talha dourada, barroca, compondo-se de fustes salomónicos, consagrados a S. José e a Nossa Senhora da Conceição, do séc. XVIII.
O coro baixo parece ser anterior e apresenta um cadeiral monástico, duplo, esculpido em madeira de carvalho, e os altares do Menino Jesus, Nossa Senhora do Rosário e Senhor Jesus das Misericórdias, onde jaz em campa de mármore a venerável madre Mariana do Rosário, falecida em 1649.

Morada
Praça de Sertório
7000
ÉVORA
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (orientação e coordenação), Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

ESPANCA, Túlio, Évora - Encontro com a Cidade, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1988.

TAVARES, M. e MIRANDA, C., Guia Turístico, Cultural e Artístico de Portugal, Lisboa, 1989.

Data de atualização
22/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,952,145