"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Vilar de Frades

Distrito: Braga
Concelho: Barcelos

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderno
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Românico, Manuelino
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Azulejaria
Descrição

Do antigo mosteiro do séc. XI conserva-se um portal românico, com duas arquivoltas assentes em dois pares de colunelos com capitéis historiados.

A igreja foi reedificada no séc. XVI, tem na fachada um pórtico manuelino, formado por três arquivoltas semi-elípticas que repousam em colunas com capitéis decorados e entre duas ombreiras em forma de tronco nodoso.

O conjunto é antecedido por um alpendre de arco abatido, entre duas colunas que suportam um varandim com três janelões setecentistas encimado por rosácea. A fachada apresenta também uma torre sineira manuelina com ameias chanfradas.

O interior, de uma nave com cobertura abobadada com nervuras. Inclui cinco capelas, algumas das quais com azulejos datados de 1752. Outro motivo de interesse é o claustro, integra um chafariz do séc. XVIII.

Morada
Lugar do Socorro Areias de Vilar
4750
BARCELOS
Telefone
253 811 882
Fax
253 822 188
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
18/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,041,142