"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Sebastião da Pedreira, matriz

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
39 521, DG 21, de 30-01-1954
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Azulejaria, Pintura, Talha
Descrição

A igreja foi mandada construir em 1652 em honra de S. Sebastião. O acesso ao edifício é feito através de uma escadaria lateral. O templo apresenta planta composta por justaposição de dois rectângulos, nave única e capela-mor. O alçado principal, a oeste, é lateralmente delimitado por cunhais de cantaria, sendo o frontão triangular que o remata, vasado por óculo e ladeado por duas torres sineiras de secção quadrada e cobertura piramidal. Nesta fachada inscreve-se um portal com ombreiras e verga de cantaria, e tímpano interrompido, com medalhão em baixo relevo com a coroa e as setas de S. Sebastião, encimado por pirâmide rematada com uma cruz de pequenas dimensões. Inscrevem-se ainda na fachada, duas janelas de emolduramento calcário. Nos alçados laterais, a norte e a sul, edificações de dois andares nas quais se destacam as portas ladeadas por dois óculos com emolduramentos esculturados e recortados em cantaria.
No espaço interior, com quatro capelas, podem-se observar quadros, representando cenas do Novo Testamento e dos Apóstolos com os seus atributos, articulados com lambril azulejar e revestimento de talha dourada. Nos muros inscrevem-se painéis de azulejos representando cenas da vida de S. Sebastião, com legendas latinas, emoldurados com temas de anjos e grinaldas de flores; o revestimento da parte superior é em talha branca e dourada. De cada lado das paredes inscrevem-se púlpitos em talha dourada. A nave é coberta por abóbada de berço com ornamentação estucada; a pintura central, do séc. XIX, da autoria de João Câncio de Sousa representa a "Subida ao Céu de S. Sebastião", rodeado de anjos e de Irene (a mulher que lhe tirou as setas do corpo), é ainda composta por medalhões com a figura de São Jerónimo, Santo Agostinho, Santo Ambrósio e São Gregório Magno. O tecto abaulado é dividido em faixas por cabeças de anjos, jarrões de flores e outros temas florais.
A capela-mor é revestida em talha, sobressaindo os dois quadros com cenas religiosas; o retábulo tem duas colunas torsas nas quais se desenham hastes de videira, folhas e frutos. O altar é em mármore rosa. Na entrada da capela-mor está o túmulo do Patriarca de Alexandria e da Etiópia, D. João Bermudes. Duas colunas salomónicas em pedra acizentada apoiam o coro, sendo a varanda apoiada por balaustrada de curva e contra-curva. Na sacristia, construída na primeira metade do século XVIII, destacam-se os silhares de azulejos axadrezados.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Largo de S. Sebastião da Pedreira, S. Sebastião da Pedreira
1050-205
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 2ª reimpressão, Junho de 1982.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

Data de atualização
12/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,793,268