Património Material
Igreja de São Pedro, paroquial da Ericeira
A igreja foi restaurada durante o reinado de D. João V, tendo sido convidado a trabalhar na talha do altar-mor Matias José de Faria.
A fachada principal mostra o portal com arco de volta inteira, frontão curvo e tímpano onde estão representadas as insígnias do padroeiro; o conjunto é encimado por um janelão. Nos ângulos, as pilastras encontram-se superiormente rematadas por fogaréus.
O interior de uma só nave, possui tecto de caixotões pintados e paredes revestidas por azulejos azuis e amarelos, da época setecentista. De salientar, na capela-mor, o retábulo onde se incluem colunas de fuste canelado e o sacrário em forma de templete. A sacristia, cujo tecto de madeira está ornado de pinturas com motivos "rocaille", alberga um interessante arcaz do séc. XVIII.
Defronte da igreja, ergue-se um cruzeiro de base paralepipédica, com a data de 1782, assente sobre uma plataforma de quatro degraus.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
LUCENA, Armando de, Monografia de Mafra, [Mafra], Comissão Municipal de Turismo, [1944].