Património Material
Igreja de São Pedro de Miragaia
Igreja em estilo clássico de transição, que substituiu uma mais antiga que tinha sido parcialmente demolida em 1740. Do primitivo templo subsistiu a capela-mor e os braços do transepto.
A fachada de aspecto simples exibe entre pilastras e ornatos barrocos, um portal de frontão triangular partido que alcança a parte inferior de uma janela encimada pelos símbolos papais. Sobrepuja todo o conjunto um amplo frontão rematado por quatro urnas e cruz sobre pedestal ao centro. A frontaria tem adossada uma torre sineira. As paredes exteriores e interiores encontram-se revestidas por azulejaria oitocentista
O interior de uma só nave é decorado com talha barroca. Merece ainda atenção o notável tríptico quinhentista da Capela do Espírito Santo, obra da escola holandesa, atribuído a Van Orley.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
PORTO A PATRIMÓNIO MUNDIAL: Processo de candidatura da Cidade do Porto à classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade - 1993, Câmara Municipal do Porto, 1993.