Património Material
Igreja de São Pedro de Grilhões
A fachada mostra o portal encimado por frontão contracurvado, onde se incluem as insígnias de S. Pedro, sobrepujado por vão com bom trabalho de cantaria. A frontaria possui, ainda, torre sineira, setecentista, provavelmente erguida nas obras de reconstrução da igreja.
O interior, de uma só nave, apresenta colunas com capitéis compósitos dourados, ladeando o altar-mor; encimando o conjunto, o frontão curvo interrompido, entre dois anjos, é coroado ao centro pelo cordeiro do Apocalipse.
A igreja possuia cinco altares dedicados, respectivamente, a S. Pedro e Nossa Senhora da Conceição (altar-mor), Senhor Jesus, Nossa Senhora do Rosário, S. Sebastião e Santa Catarina. Tem sido alvo de diversos furtos, tendo em data recente desaparecido a imagem de madeira do padroeiro; curiosamente esta imagem tinha substituído uma outra, feita de pedra, do séc. XV, que aqui existia até 1944, altura em que foi vendida. Actualmente o templo encontra-se devoluto, tendo o culto sido transferido para a igreja do Livramento.
MIRANDA, Eduardo de Távora de Vasconcelos, "Aspectos histórico-genealógicos da freguesia da Azueira" in Boletim da Comissão de Arte e Arqueologia, n.6, (Jun. 1944).
VILAR, Maria do Carmo, "Património Artístico da Azueira" in Boletim Cultural '93, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1994.