"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Pedro de Barcarena

Distrito: Lisboa
Concelho: Oeiras

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Rococó
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Pintura, Talha
Descrição
Esta igreja possuía várias Irmandades, designadamente, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, das Almas e de Nossa Senhora do Rosário. Era função destas, cuidar da manutenção da igreja e dos ofícios religiosos, bem como dar abrigo aos pobres e cuidar dos enfermos, para o que contavam com um hospital, onde se efectuavam os primeiros socorros.

A igreja é constituída por uma só nave, de abóbada com fraca pintura e deteriorada. É de salientar, da época seiscentista, os silhares de a azulejos tipo "tapete" que cobrem as paredes e a talha dourada de dois pequenos altares colaterais, do final desta centúria ou início da seguinte. A capela-mor e o altar do Santíssimo, possuem também talha, mas do final de setecentos. O templo tem um altar (das Almas), mais antigo, de linhas sóbrias e colunas com fustes canelados; neste altar existe uma pintura em mau estado, do período setecentista, alusiva ao «Juízo Final». Além dos altares já referidos, são dignos ainda de atenção, dois outros diminutos altares em talha - Nossa Senhora de Monte do Carmo (lado do Evangelho) e Senhor dos Passos (lado da Epístola), de sabor rococó.

Intervenções e Restauros
Devido ao terramoto de 1755, a igreja foi bastante afectada, tendo a abóbada e alguns dos altares sido destruídos. Durante alguns anos o edifício religioso ficou abandonado, seguindo-se o início dos trabalhos de restauro em 1763. As obras compreenderam o madeiramento dos tectos, a ampliação da sacristia e da casa das irmandades, a reconstrução da torre meridional e a construção na sua totalidade da torre setentrional.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta e GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. II, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1963.

NOBRE, Maria da Conceição, Barcarena - um passeio pelo passado, Oeiras, Câmara Municipal de Oeiras, [s.d.].

Data de atualização
16/01/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,471,268