"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São João Baptista, paroquial de Figueiró dos Vinhos

Distrito: Leiria
Concelho: Figueiró dos Vinhos

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto N.º 8331 de 17-08-1922
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Renascença, Maneirismo
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura, Pintura, Talha
Descrição

Na fachada evidencia-se o portal, renascença, rematado com um nicho onde se encontra a imagem escultórica de S. João Baptista. Um renque de flor-de-lis encima a empena do edifício. A torre sineira prolonga-se a partir do varandim num coruchéu manuelino em forma de cone facetado. O interior é de três naves de cinco tramos de arcos de volta inteira, tendo as colunas capitéis jónicos. Na nave do lado do Evangelho, sob o coro, o túmulo quatrocentista de Rui Vasques Ribeiro e sua mulher D. Violante de Sousa. É uma arca tumular assente em dois leões e decorada numa das faces por três anjos e os escudos dos defuntos, e nos topos com o episódio da passagem das almas para o Paraíso. A capela-mor reveste-se de azulejos azuis sobre esmalte branco, datados de 1716. Nela se encontra um retábulo de talha dourada do início do século XVIII, com colunas salomónicas, que enquadram a tribuna. Na capela-mor encontra-se ainda a tela de José Malhoa, "O Baptismo de Cristo", datada de 1904. De salientar a escultura de Mestre Simão de Almeida representando Cristo crucificado e que se encontra num dos altares do lado do Evangelho. No mesmo altar encontra-se ainda uma pintura sobre tela, "O Gólgota", atribuído a José Malhoa. No altar do lado da Epístola destacam-se a tela figurando o Pentecostes e uma peça escultórica datada de finais do séc. XV, representando a Santíssima Trindade. Na nave existem duas composições maneiristas em pintura sobre madeira pertencentes ao ciclo de Diogo Teixeira. De salientar por fim, além do orgão datado de 1689 que se encontra no coro da igreja, o arco triunfal do século XV.

Núcleos mais importantes
Portal renascentista; Arco triunfal; Azulejaria; Peças atribuídas a José Malhoa; Pinturas maneiristas, ciclo Diogo Teixeira; Túmulo quatrocentista.
Morada
Praça da República e Praça do Município
3260
FIGUEIRÓ DOS VINHOS
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
07/11/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,545,530