"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Francisco

Distrito: Porto
Concelho: Porto

Fachadas principais da Igreja de S?o Francisco
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 21 de 26-1-1960
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderno
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Artístico
Estilo(s)
Gótico, Estilo-Chão, Barroco, Rococó
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura, Pintura, Talha
Proprietário/Instituições responsáveis
Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico - IPPAR
Descrição

A Igreja de S. Francisco faz parte integrante do Convento de S. Francisco e foi construída de acordo com os modelos do gótico mendicante, a partir do final do século XIV. A fachada principal apresenta ainda a composição primitiva com rosácea rendilhada e apenas o portal foi transformado no século XVIII, com a colocação de colunas espiraladas e frontão interrompido. A fachada voltada a sul apresenta janelas bilobuladas do período manuelino, sendo de destacar o portal gabeletado que tem inscrito um pentagrama, e sob o qual se desenvolvem três arquivoltas decoradas com esferas e pequeninos arcos de ferrradura.

O interior, de três naves e cobertura tripla, foi totalmente revestido de talha barroca e rococó nos séculos XVII e XVIII.


Dos núcleos artísticos tardo-medievais destaca-se a pintura mural do século XV, evocativa da Senhora da Rosa, com a representação dos doadores, que têm sido identificados como os reis D. João I e D. Filipa de Lencastre, a Capela dos Reis Magos, do início do século XVI, e a Capela de Santo António com uma imagem do santo patrono que data do século XV. De salientar ainda o retábulo de escultura barroca do século XVIII, representando os mártires franciscanos em Marrocos.

Modo de funcionamento
Março e Abril Todos os dias 09.00-18.00 Maio a Agosto Todos os dias 09.00-19.00 Setembro e Outubro Todos os dias 09.00-18.00 Novembro a Fevereiro Todos os dias 09.00-17.00 Encerra dia 25 Dezembro
Morada
Rua do Infante D. Henrique
4050-297
PORTO
Telefone
222 062 100
Fax
222 009 412
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
29/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,059,159