"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Domingos de Benfica

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
22 734 DG 140, de 24-06-1933 ZEP DR (I Série-B), n.º 283, de 09-12-1994, portaria n.º 1094/94
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderna
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Artístico, Valor Histórico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Pintura, Azulejaria, Talha
Proprietário/Instituições responsáveis
Força Aérea Portuguesa
Descrição

A Igreja de São Domingos de Benfica, também conhecida por Igreja de Nossa Senhora do Rosário, fazia parte do mosteiro que foi doado à Ordem de S. Domingos pelo monarca D. João I, a 22 de Maio de 1399, a rogo de João das Regras e de Frei Vicente. Em 1642, por motivo de ruína, iniciaram-se obras de reedificação estando concluídas passados perto de oito anos. Após a extinção das Ordens (em 1834), a igreja só reabriria no início deste século (em 1904). A partir de 1979, este edifício religioso foi entregue à Força Aérea Portuguesa.
A igreja é muito característica do nosso barroco seiscentista; de planta interior em forma de cruz latina, apresenta na capela principal e, nos dois lados extremos do transepto belos retábulos em talha dourada. Atrás do altar-mor, pode admirar-se explêndido sacrário-baldaquino e sobrepujando o arco triunfal uma pintura onde figura a Natividade, obra do pintor Carduchi; nos altares laterais, do lado do Evangelho, escultura de Cristo Crucificado e, do lado da Epístola, escultura de Nossa Senhora do Rosário, ambas atribuídas a Manuel Pereira, artista que esteve ao serviço da Corte em Madrid, durante o período filipino; julga-se serem deste mesmo autor as imagens de S. Domingos e de S. Pedro Mártir junto do altar-mor. Painéis de azulejos, do início do séc. XVIII, revestindo as paredes laterais da capela-mor e do transepto, representam passagens da vida de S. Domingos e de S. Francisco, têm a assinatura de António de Oliveira Bernardes. A capela dedicada a S. Gonçalo de Amarante, de planta octogonal e construída em jaspe, foi edificada em 1685, e apresenta escultura do respectivo patrono, enquadrado em colunas do tipo salomónico, em cantaria originária da Arrábida; ladeando S. Gonçalo de Amarante, em nichos, no lado direito, as figuras de S. Domingos e S. Tomás de Aquino, e no lado esquerdo, da Virgem do Rosário e de S. José. As quatro pinturas dos altares que se encontram nas laterais da nave da igreja, são da autoria de Carduchi. Evidenciam-se, também, as pinturas de André Gonçalves, que acompanham o espaldar do coro, representando cenas da vida de Nossa Senhora e o orgão de fabrico alemão, do séc. XVII. Dignos de realce, são ainda, o túmulo do Doutor João das Regras (Monumento Nacional) e a arca tumular, do séc. XVI, de Vasco Martins de Albergaria. No corredor de acesso à sacristia, em campa rasa, estão depositados os restos mortais de Frei Luís de Sousa.

Estado de Conservação
Intervenções e Restauros
A igreja de S. Domingos de Benfica, foi sendo acrescentada com o decorrer dos anos, mas devido a defeitos da arquitectura foi-se degradando até ameaçar ruína. Após a sua demolição, em 29 de Junho de 1642, iniciaram-se as obras de reedificação, estando concluídas passados perto de oito anos. Posteriormente, com o terramoto de 1755, alguns sectores da igreja sofreriam mais estragos, que foram sendo recuperados.
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Largo de S. Domingos de Benfica, S. Domingos de Benfica
1500
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
FERREIRA, Jorge M. Rodrigues e BISCAYA, Carlos, S. Domingos de Benfica - Roteiro, Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, Lisboa, 1991.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, IPPAR, Lisboa, 1993.

Data de atualização
17/12/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,740,095