"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Domingos

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 5046 de 30-11-1918, publicado a 11-12-1918
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Áreas Artísticas
Pintura
Uso atual
Culto religioso
Proprietário/Instituições responsáveis
Patriarcado de Lisboa
Descrição

Fundada no séc. XIII, a Igreja de São Domingos foi ao longo do tempo sendo alterada. Destruída pelo terramoto de 1755, foi reconstruída sob a direção do arquiteto Carlos Mardel e Manuel Caetano de Sousa. O altar-mor e a fachada são da autoria de Ludovice.

As pinturas são de Pedro Alexandrino. O interior surpreende pela sua ampla nave e imponentes colunas. Em meados do séc. XX a igreja sofreu um violento incêndio que destruiu o seu interior. Apesar da destruição salvaram-se ainda algumas pinturas e imagens, designadamente as da sacristia.

Entre as imagens que se podem observar no interior, merece atenção a de S. Tomás de Aquino, em madeira policroma. Recentemente, foi alvo de obras de recuperação, onde foram aplicadas técnicas inovadoras, que mantiveram os vestígios de uma realidade que passou a fazer parte da memória deste templo.

Morada
Largo São Domingos
1150-320 Lisboa
Telefone
(+351) 21 342 8275
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
07/11/2024
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,537,812