"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Bartolomeu de Messines

Distrito: Faro
Concelho: Silves

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
40361, DG 228 de 20 Outubro 1955
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor histórico; Valor artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura, Pintura, Escultura, Trabalho do Ferro, Azulejaria
Descrição

A sua edificação é do século XVI, ou finais do século XV. É certo que já existia em 1587. Na fachada sobressai o pórtico de reconstrução barroca, em mármore da região, com duas colunas torsas assentes em pedestais tratados como mísulas e capitéis coríntios que amparam um entablamento com pináculos laterais sobre o qual se eleva uma grande janela, com pilastras caneladas, ladeadas de volutas, e verga com frontão clássico interrompido. O conjunto portal-janelão é flanqueado por duas janelas com moldura de grés vermelho da região, tal como os cunhais, rematados por pináculos de fino recorte. A empena é encimada por uma alta cruz de ferro forjado. Círculos, curvas e contracurvas de acentuada movimentação descem até aos cunhais, debruados com a cor ruiva do grés, num contraste vibrante com o branco da fachada. Uma torre sineira barroca está adossada à fachada meridional. O interior é de três naves e quatro tramos, sendo as naves separadas por arcos redondos facetados, apoiados em colunas salomónicas de grés vermelho que, assentes em pedestais, se desenvolvem num feixe de três e são encimadas por capitéis do mesmo tipo. A cobertura é feita por um tecto de madeira apainelado. Ao centro do tecto axial um relevo representa o Espírito Santo. Subsiste um arco manuelino que apresenta colunas com capitéis do mesmo estilo. Uma das capelas do lado sul é coberta por uma abóbada artesoada, com quatro nervuras arrancando de mísulas e reunidas num florão central, também da época manuelina. A capela oposta, dedicada ao Santíssimo Sacramento, conserva igualmente uma abóbada manuelina com nervuras facetadas e misulada que ostenta no fecho a cruz de Cristo. Valiosos azulejos setecentistas decoram a Capela das Almas. A capela-mor e as capelas laterais ostentam retábulos de tardio barroco (o da capela-mor tem a data de 1788). O coro alto, sóbrio, tem acesso por escada de original lançamento, ocupando o topo do primeiro tramo da nave norte, protegida por um típico corrimão de ferro forjado. Pia-baptismal, altares, lavabo e mesa da sacristia e, especialmente o púlpito, de pedestal canelado e as guardas recortadas em rosetões nas molduras, são lavrados no mármore mosqueado da região, vindo das pedreiras de Monte de Boi. O pavimento da igreja conserva algumas lages antigas e uma pedra sepulcral ornada com um escudo de fantasia em cujo campo se pode ler: "S./Parocho Rum/1733".

Intervenções e Restauros
Sofreu restauros de 1713 a 1716 e modificações de 1778 a 1782.
Morada
Largo da Igreja, S. Bartolomeu de Messines
8300
Silves
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de [orientação e coord.], Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.

GIL, Júlio e CALVET, Nuno, As mais belas igrejas de Portugal, Vol. II, Lisboa, Verbo, 1989.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.

Data de atualização
11/12/2006
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,800,752