"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Santos-o-Velho

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Barroco
Descrição

A paróquia de Santos-o-Velho foi instituída em 1566 pelo cardeal D. Henrique, tendo a igreja sido edificada durante o reinado de D. Sebastião. A actual igreja, apresenta planta longitudinal formada pela justaposição da nave e da capela-mor, sendo a cobertura constituída por telhado a duas águas. A fachada principal mostra portal em arco abatido encimado por um relevo alusivo aos santos mártires padroeiros, Máximo, Veríssimo e Júlia, e que dá passagem para uma galilé. No eixo, sobrepujando o portal, pode observar-se um janelão trabalhado na moldura e coroado de ática. A frontaria é rematada por frontão triangular e tem a ladeá-la duas torres sineiras de planta quadrada, vazadas superiormente por quatro ventanas e rematadas por cúpula com acrotérios.

O interior, de única nave, apresenta cobertura de madeira em falsa abóbada de berço, sendo de destacar a decoração formada por 72 painéis pintados e dourados, tendo por assunto a Eucaristia. Sobre a porta, situa-se o coro assente sobre mísulas e com varanda encurvada e balaustrada. Em cada um dos alçados laterais da igreja, abrem-se três capelas, encimadas por janelas iluminantes. Destaque ainda para as capelas de Nossa Senhora da Conceição, lado direito do arco triunfal, e do Santíssimo Sacramento. A capela-mor, é coberta por abóbada de berço com decoração de estuque tendo por motivo central a Eucaristia; lateralmente situam-se tribunas com tripla arcaria e balaustrada de mármore, tendo no lado da Epístola o brasão dos marqueses de Abrantes. O altar-mor, emoldurado por colunas de estuque imitando mármore, possui trono e sobre este as figuras dos três santos do orago.

Intervenções e Restauros
1ª metade do séc. XVIII: obras de remodelação da igreja.
3º quartel do séc. XVIII: trabalhos de reconstrução.

1821: levantada a capela dos Santos Mártires, na galilé.
1840: edificação da capela-mor.
1861: obras de recuperação.
1876 a 1889: reedificação da igreja.
1901: construção dos anexos da igreja.
1919: restauro da capela dos Santos Mártires.
1940: obras no adro e colocação da escadaria de acesso.
1950: trabalhos de reparação no interior do templo.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contacte a Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Turismo Rua Alexandre Herculano, 46-7º - 1250-054 Lisboa Tel: 213 588 591 E-mail: turismo@mail.cm-lisboa.pt
Morada
Rua de Santos-o-Velho
1200
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
PORTUGAL, Fernando, MATOS, Alfredo de, Lisboa em 1758. - Lisboa: [s.n.], 1973.

ATAÍDE, M. Maia, (dir. de), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa - Tomo III, Lisboa, 1988.

CAEIRO, Baltasar de Matos, Os conventos de Lisboa, [Sacavém], Distri, 1989.

Data de atualização
16/12/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,739,696