Património Material
Igreja de Santo António
Esta igreja foi fundada em 1524 e pertencia ao desaparecido Convento de Santo António. O seu traçado inspira-se nas igrejas franciscanas da época. A fachada sofreu uma remodelação no séc. XVIII e revela uma simplicidade que lhe dá uma certa elegância, dividida por quatro altas pilastras toscanas, em três sectores: o central é mais largo que os laterais e sobre ele está um janelão que ilumina o coro alto. Os sectores laterais são estreitos e neles rasgam-se duas frestas; o frontão é rematado por um nicho que abriga uma imagem cerâmica do séc. XVIII, de Nossa Senhora da Conceição. A igreja é de nave única e tem uma cobertura em abóbada de berço. O coro alto encontra-se por cima da galilé e tem um sóbrio cadeiral do séc. XVIII. No entanto, a decoração em talha dourada dos altares da igreja e da sacristia demonstram uma certa riqueza. O retábulo da capela-mor, do início do séc. XVIII, apresenta uma sumptuosa ornamentação assente em mísulas de pedra de Ançã, no qual estão integradas duas boas esculturas, de grandes dimensões - Nossa Senhora da Conceição e S. Francisco. Os retábulos que ladeiam o arco-cruzeiro são posteriores mas, apresentam uma decoração policromada e dourada, com esculturas, entre as quais se destaca a de Santo António, imagem de grande porte. Na capela-mor encontram-se painéis de azulejos com desenho de molduras de grandes proporções, os quais se devem à oficina coimbrã de Rifarto, apresentando dois momentos da vida de Santo António - o Aparecimento do Menino e a Pregação aos Peixes; também se pode admirar um retábulo estilo D. João V, dourado e com folhas de acanto, querubins e colunas torsas. Encontram-se, igualmente, azulejos decorativos noutras superfícies de paredes, sendo os azulejos da sacristia de grande beleza. Esta, embora seja pequena, estreita e baixa, concentra diversos elementos com grande valor estético, entre os quais o tecto apainelado, com belas talhas que emolduram vinte telas pintadas, representando bustos de santos, na sua maioria franciscanos. Contém, igualmente, um belo arcaz de madeira exótica, almofadado e com guarnições de bronze, do séc. XVII, um sobrearcaz de rica talha que enquadra um nicho e quatro pinturas hagiográficas, um belo lavabo, assim como azulejos de Coimbra com cenas da vida de Santo António. Do claustro setecentista subsistem abóbodas de tijolo, arcaria de asa-de-cesto e um campanário lateral de boa cantaria. Junto a esta igreja encontra-se a Capela da Ordem Terceira.