"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Santiago Maior, matriz de Adeganha

Distrito: Bragança
Concelho: Torre de Moncorvo

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 33587 de 27-3-1944.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Românico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Ourivesaria
Descrição

Igreja românica do séc. XII, cuja fachada apresenta um pórtico de arco levemente apontado, sendo rematada por um campanário de duas ventanas. A cornija é decorada com modilhões historiados. A igreja apresenta, igualmente, um curioso friso de figuras zoomórficas e a lendária pedra das Três Marias. Salientam-se as figuras insculpidas nas paredes, os temas da cachorrada, os túmulos exteriores e o arcaísmo interior, no qual se guarda uma cruz paroquial gótica.

Núcleos mais importantes
Friso de figuras zoomórficas e lendária pedra das três Marias.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
28/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,333,001