Património Material
Igreja de São Tiago
Distrito:
Coimbra
Concelho:
Coimbra
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Portaria de 2-7-1908, publicada a 9-7-1908; Decreto de 16-6-1910; Z.E.P., D.G., 2ª série, nº 6 de 8-1-1960; Boletim nº 28 da D.G.E.M.N.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Valor patrimonial
Valor Artístico
Proprietário/Instituições responsáveis
IGESPAR
Descrição
Situada no exterior das muralhas medievais da cidade, a Igreja de S. Tiago foi sede da extinta paróquia do mesmo nome, criada na zona ribeirinha do Mondego que era uma área de intensa atividade artesanal e comercial na época.
O exterior desta igreja românica mostra o carácter maciço do edifício, construído nos últimos anos do séc. XII e primeiros do séc. XIII. Uma escadaria larga e alta dá acesso ao belíssimo portal principal, amplamente decorado contituído por quatro arcos de volta inteira, sustentados por quatro colunas de cada lado. Os arcos de volta perfeita da entrada assentam em capitéis decorados com motivos inspirados na natureza como aves e animais fantásticos.
Esta igreja tem na fachada Sul um outro portal de estrutura românica similar com motivos geométricos e vegetais que decoram todo este conjunto.
Morada
Praça do Comércio, S. Bartolomeu
3000-116
COIMBRA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
24/10/2015