Património Material
Igreja de Santa Maria dos Olivais
Segundo a lenda, a imagem da padroeira terá sido encontrada na cavidade de uma oliveira estando este acontecimento na origem da edificação da igreja neste local, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A primitiva igreja remontava ao séc. XIV, no entanto, não se observam vestígios dessa época. A traça da actual construção é do séc. XVII, mas foi bastante alterada depois do Terramoto, tendo sido alvo de diversas remodelações até aos nossos dias. Trata-se de uma igreja de construção discreta, onde a fachada é caracterizada pela sobriedade, destacando-se a torre sineira com dois relógios de sol. O interior apresenta alguma riqueza decorativa, nomeadamente nos altares com retábulos de talha dourada e colunas salomónicas.
A igreja faz parte integrante de um conjunto urbano (Conjunto da Praça da Viscondessa dos Olivais) que foi classificado como Imóvel de Interesse Público.
DELGADO, Ralph, A Antiga Freguesia dos Olivais, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1969.
TORRES, Helena; PORTAS, Catarina; FREIRE, Adriana, Olivais - Retrato de um Bairro, Liscenter, 1995.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.