"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Santa Luzia

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderna
Descrição

Construída pelos Cavaleiros da Ordem de Malta entre os séculos XIV e XVII esta igreja fica situada no largo de Santa Luzia sobre a colina dominando o rio Tejo e o Bairro de Alfama. A igreja apresenta arquitectura chã com fachada simples do séc. XVIII correspondendo a uma possível simplificação do modelo utilizado inicialmente no tempo de D. Afonso Henriques.
O seu interior apresenta uma arquitectura simples com capela-mor de tribuna, pequeno transepto saliente e uma nave. Um conjunto tumular notável (10 sepulturas) com inscrições em latim e português, distribui-se pela parede e pavimentos da capela-mor, braço esquerdo do transepto e nave.
Reconstruída após o terramoto de 1755 apresenta na fachada lateral, sobre o miradouro, dois painéis de azulejos demonstrando a conquista de Lisboa e a Praça do Comércio antes do Terramoto, da autoria de António Quaresma, realizados na Fábrica Viúva Lamego.

Intervenções e Restauros
Em 1987 a Igreja de Santa Luzia sofreu obras de beneficiação onde foram substituídas duas caldeiras, e é feita a revisão do madeiramento e vigamento. Em 1989 realizaram-se as obras de beneficiação nas coberturas (estrutura, guarda-pó e isolamento). Em 1998 tiveram lugar as obras no telhado e impermeabilização da cobertura do coro-alto, reboco e caiação do interior e do exterior. Foram feitas também reparações e substituições das caixilharias, do pavimento em tijoleira e do pavimento e tecto em madeira na sala superior.
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Largo de Santa Luzia, Santiago
1100
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

Data de atualização
12/12/2024
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,537,876