Património Material
Igreja de Santa Luzia
Construída pelos Cavaleiros da Ordem de Malta entre os séculos XIV e XVII esta igreja fica situada no largo de Santa Luzia sobre a colina dominando o rio Tejo e o Bairro de Alfama. A igreja apresenta arquitectura chã com fachada simples do séc. XVIII correspondendo a uma possível simplificação do modelo utilizado inicialmente no tempo de D. Afonso Henriques.
O seu interior apresenta uma arquitectura simples com capela-mor de tribuna, pequeno transepto saliente e uma nave. Um conjunto tumular notável (10 sepulturas) com inscrições em latim e português, distribui-se pela parede e pavimentos da capela-mor, braço esquerdo do transepto e nave.
Reconstruída após o terramoto de 1755 apresenta na fachada lateral, sobre o miradouro, dois painéis de azulejos demonstrando a conquista de Lisboa e a Praça do Comércio antes do Terramoto, da autoria de António Quaresma, realizados na Fábrica Viúva Lamego.
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.