Património Material
Igreja de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso
Distrito:
Braga
Concelho:
Vila Nova de Famalicão
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 28536 de 22-3-1938; Z.P., D.G., 2ª série, nº 89 de 16-4-1971; Boletim nº 94 da D.G.E.M.N
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Estilo(s)
Românico
Descrição
Igreja românica que terá sido construída no séc. XII da qual subsistem vestígios de obras mais recentes. Por vezes a edificação da igreja é atribuída a S. Frutuoso, pois existiu no local um convento por ele fundado em 642 que foi bastante danificado pelos mouros em 1067.
A igreja apresenta na fachada principal uma porta com tímpano vazado, decorado com laçarias e com uma cruz ao centro; possui três arquivoltas de arco redondo em que a do meio é suportada por colunas e capitéis esculpidos com a representação de animais de dois corpos e uma única cabeça. A arquivolta interna é a que revela mais decoração; na esquina das aduelas estão representadas aves, um cavalo, uma cabeça humana e uma ave com um peixe no bico.
Na parte lateral a Norte, as consolas do tímpano representam duas cabeças de animais; na do Sul, o tímpano é vazado em cruz, pode ler-se aí a data de 1156, mostra modilhões sem decoração, outros com motivos geométricos, zoomórficos e antropomórficos. Desenvolvem-se, cachorradas, ao longo das fachadas laterais. No interior, belas arcadas cegas estão assentes em capitéis de decoração fitomórfica; a capela-mor, de planta retangular, possui dois tramos. Podem ver-se capitéis trabalhados com motivos antropomórficos, zoomórficos, vegetalistas.
Em restauro foram retirados os altares de talha, tendo-se verificado nos dois colaterais a existência de pinturas a fresco, do séc. XIV, com representações da vida de Nossa Senhora.
Morada
Lugar do MosteiroSanta Eulália (Arnoso - Vila Nova de Famalicão)
4775
NINE
Web site
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (orientação e coordenação), Tesouros Artísticos de Portugal, Seleções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitetónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.
OLIVEIRA, Manuel Alves de, Guia Turístico de Portugal de A a Z, Círculo de Leitores, (Lisboa), 1990.
Data de atualização
28/07/2015