"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Santa Clara

Distrito: Porto
Concelho: Porto

Interior da Igreja de Santa Clara, no Porto Teto da Igreja de Santa Clara, no Porto
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 182 de 4-8-1964
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Estilo(s)
Gótico, Manuelino, Renascença, Barroco
Descrição


Igreja fundada em 1416 pelo bispo D. Fernando Guerra. Apresenta um estilo gótico-manuelino nos basamentos, capitéis, arcos e pilastras, e no florão. Os medalhões, o entablamento e a decoração do friso testemunham vestígios da renascença clássica.

Antecede a entrada um pátio lajeado, não sendo o actual portal o original. O frontal que serve de remate a esta entrada, as pirâmides laterais, as ameias e os nichos (com imagens de pedra pintada de S. Francisco e de Santa Clara) são da 2ª metade do séc. XVIII.
O belo portal do convento (1697), de tradição renascentista, apresenta: colunas salomónicas, capitéis coríntios, cornija de modilhões lavrados, nicho com a Virgem da Conceição, e um frontão interrompido pelas armas reais.

O interior, de uma só nave ricamente revestida a talha dourada, deixa ainda perceber a estrutura gótica original. A decoração da Igreja da Santa Clara é da 1ª metade do séc. XVII, à excepção dos azulejos que a revestem e que são do séc. XVIII.
Apresentam-se de forma brilhante as talhas dos retábulos, do tecto da capela-mor e do altar-mor, tendo sido o painel deste último concebido por Joaquim Rafael.
O tecto da nave é pintado e repleto de rosetões e ornatos soltos em talha.
Junto à porta destaca-se a pia baptismal gótica.
Entre a imaginária presente merece destaque a escultura em madeira da Virgem.

Intervenções e Restauros

Em 1956: foi levada a efeito a primeira reparação do telhado e trabalhos de restauro nos quadros do coro. No ano seguinte realizavam-se os trabalhos de restauro e deslocação dos vãos de cantaria da fachada do corpo anexo.
Em 1958/59: seguiu-se o restauro do acesso ao coro e a finalização de trabalhos anteriores.
Em 1960: trabalhos de conservação e restauro.
Em 1961 concluiu-se o tecto do rés-do-chão do anexo utilizando revestimento de placa de betão. Após cinco anos tiveram lugar as obras de drenagem do adro e a pintura de portas.
Em 1968 consolidação dos altares de talha, ligeiramente fracos, na nave.
De 1971 a 1995: foram feitas várias valorizações: reparação das coberturas dos telhados; substituição da caixilharia exterior e consolidação parcial do pavimento das galerias sobre o coro; reconstrução do telhado da galeria do lado N e limpeza dos vãos da cobertura; limpeza de talhas e de telhados, reparação e conservação da instalação eléctrica; valorização do pavimento da nave e capela-mor.
Modo de funcionamento
Segunda a sexta 09.30-11.30/ 15.00-19.00 Encerra sáb, dom e feriados
Morada
Largo 1º de Dezembro
4000-404 Porto
Telefone
222 054 837
Fax
222 078 401
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

PORTO A PATRIMÓNIO MUNDIAL: Processo de candidatura da Cidade do Porto à classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade - 1993, Câmara Municipal do Porto, 1993.

Data de atualização
25/09/2021
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,759