"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Santa Catarina

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 5046 de 30-11-1918, publicado a 11-12-1918
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco, Rocócó
Áreas Artísticas
Estuques, Mobiliário, Pintura, Talha
Descrição

A Igreja de Santa Catarina, também conhecida como dos Paulistas foi fundada pelos religiosos de São Paulo da Serra de Ossa, em 1654. Encontra-se adossada, pelo lado oeste, ao antigo edifício conventual, cuja fundação remonta ao ano de 1647.
A igreja tem planta longitudinal composta em cruz latina, com nave única. A fachada principal, voltada a sul, é formada por três corpos distintos, delimitados lateralmente por duplas pilastras. O corpo central tem dois andares, é encimado por frontão e rematado por duas torres decoradas com balaústres. Na fachada principal destaca-se a arcada tripla, sendo o portal central ladeado por pilastras e encimado por frontão triangular interrompido pelo emblema do Santíssimo Sacramento, que se repete no arco-cruzeiro, no interior. O portal da esquerda dá acesso à antiga portaria conventual, onde se inscrevem painéis de azulejos seiscentistas historiados, sendo a cobertura abobadada, com pintura ornamental a fresco; um arco abatido permite passar aos corredores e escadarias do antigo convento. A escadaria, com corrimão de mármore e cobertura de abóbada de aresta abatida faz ligação a um pátio - antigo claustro do convento. Uma companhia da GNR e uma biblioteca ocupam actualmente o espaço do extinto convento.
No segundo andar desenham-se três janelas: a do centro tem um emolduramento decorado com enrolamentos e é coroada por frontão curvo interrompido; as laterais tem um emolduramento simples e são encimadas por frontão triangular interrompido. Nos alçados laterais desenham-se janelas que conferem luminosidade ao espaço interior. Na igreja destaca-se a capela-mor, de planta rectangular, com a sua combinação de talha com pintura, escultura, teia de pau-santo e colunas de mármore. O altar-mor é composto por colunas salomónicas, sobre mísulas apoiadas por anjos; o retábulo, da autoria de Santos Pacheco, destaca-se pela sua grandiosidade. Oito capelas, pouco profundas, de invocação diversa, definem o espaço interior. No cruzamento do transepto com a capela-mor inscrevem-se dois púlpitos cobertos em madeira talhada; no transepto, onde se rasgam duas capelas, predomina a talha e pinturas seiscentistas. Na nave, coberta por abóbada de arco abatido, desenha-se um conjunto de medalhões e painéis articulados com concheados, folhagem e festões, construídos em estuque, representando a Santíssima Trindade da autoria de João Grossi e Toscanelli. Na parede do lado esquerdo, pode-se observar o orgão de tipo português sustentado por mísulas. O coro com uma maquineta em talha expõe Jesus Cristo. No corpo da igreja está sepultado Deniz de Melo e Castro e na capela-mor Frei Pedro da Soledade Prez. Na sacristia destacam-se os arcazes com os retábulos, painéis e quadros pintados sobre cobre.
O edifício constitui na sua singularidade formada pela arquitectura articulada com a decoração interior, talha joanina e estuque maneirista, um exemplar da combinação barroca, rocaille e rococó.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Calçada do Combro, Santa Catarina
1200
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

ALMEIDA, Fernando de (dir.), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Primeiro Tomo, Lisboa, 1973.

Data de atualização
06/07/2007
Agenda
Exposições

Raw [e]motions

CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas 6 Jul a 31 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,812,969