"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de S. Sebastião (Monchique)

Distrito: Faro
Concelho: Monchique

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Talha
Descrição

Segundo J. A. Gascon, "Por mando d'El-Rei Dom Sebastião..." deveria edificar-se uma igreja em honra de S. Sebastião à entrada de cada povoação. Esta poderá ser dessa altura, séc. XVI. Possui talhas que teriam pertencido ao Convento de Nossa Senhora do Desterro, nomeadamente o grande baldaquino integrado no retábulo existente no templo e sustentado por duas colunas fantasiosamente decoradas. A notável imagem de Nossa Senhora do Desterro, sua padroeira, provém do mesmo convento. Trata-se de uma bela escultura representando a Virgem com o menino pela mão, datada da primeira metade do século XVII, provavelmente de 1632 e que se supõe que fazia parte de um grupo escultórico.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (orientação e coordenação), Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

GIL, Júlio e CABRITA, Augusto, As mais belas vilas e aldeias de Portugal, Lisboa, Verbo, 1991.

Data de atualização
08/10/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,051,605