"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de S. Pedro

Distrito: Beja
Concelho: Moura

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 45327 de 25-10-1963
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Azulejaria
Descrição

A irmandade de S. Pedro, que existia na vila, não tinha igreja própria, servindo-se da Igreja da Misericórdia (actual Cine-Teatro Mourense), o que não era o ideal, visto haver diferença de jurisdição. No ano de 1600 o prelado da diocese obteve autorização do Papa Clemente VIII para levar a imagem de S. Pedro para umas casas térreas, propriedade de D. Brites Lourenço Estibéria, que recebeu em troca "um olival no caminho das passadeiras, à mão esquerda". Posteriormente, foi erigida sobre o terreno dessas casas a actual Igreja de S. Pedro, com o auxílio económico da população, que por essa época já rondava as três mil pessoas. É a referida igreja de arquitectura simples, bem visivel, desde logo, no seu portal de granito, de colunas direitas, encimado por um nicho, onde se encaixa a imagem de S. Pedro, em tamanho mediano, esculpida em mármore branco. O seu interior, de uma só nave com cobertura de abóbadas, apresenta-se revestido de azulejos do séc. XV de grande valor e raridade.

Morada
Rua da República
7860
MOURA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
04/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,052,053