"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de S. Manços

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 26-A/92 de 1-06.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Romano, Moderno
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico, Valor Histórico, Valor de Memória
Estilo(s)
Maneirista
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Pintura, Talha
Descrição

Esta igreja encontra-se assente num mausoléu romano e aproveita parte das suas estruturas. Foi fundada por Baltazar Vieira, com autorização da cúria e da Câmara de Évora, por particular devoção e exprimindo o fervor tradicional da população a São Manços, nessa época considerado o 1º bispo da diocese.
Trata-se de um edifício do séc. XVI, remodelado no séc. XVII, o qual mantém a decoração original. A nave tem planta quadrangular, tecto pintado com ornatos de brutescos, anjos trombeteiros, cariátides e elementos naturalistas, dominados pelo emblema patronímico. As paredes encontram-se revestidas por silhares de azulejos policromos, de tipo maçaroca de milho, altar retabular de talha dourada, de estilo maneirista, com fustes coríntios, estriados, e quatro pequenos painéis pintados a óleo sobre tela, representando os passos fundamentais da vida e martírio de S. Manços.
O local encontra-se conotado com o culto a São Manços, documentado desde o séc. VII d.C.. Importante vestígio que assinala este culto é o diploma escrito em pergaminho iluminado, comprovando o auto de trasladação das relíquias do mártir para a catedral de Évora, do mosteiro de Sahagun, em Espanha, autorizado por Filipe II, em 1596.
No exterior, encontra-se a antiga coluna de pedra que assinala o lendário episódio de açoitamento do santo, provocado pelo pretor romano Valídio, perseguidor dos cristãos na província da Lusitânia.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ESPANCA, Túlio, Évora - Encontro com a Cidade, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1988.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.

Data de atualização
22/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,821