"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de S. Julião, Matriz de Mangualde

Distrito: Viseu
Concelho: Mangualde

Igreja Matriz (interior)
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto n.º 67/97, DR n.º 301, de 31-12-1997 (rectificação); Decreto n.º 8/83, DR n.º 19, de 24-01-1983
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderno
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Maneirismo
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Pintura, Talha
Proprietário/Instituições responsáveis
Fábrica da Igreja da Paróquia de Mangualde
Equipa Técnica
Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério das Obras Públicas. Peritos diplomados pelo Instituto José de Figueiredo da Secretaria de Estado da Cultura.
Descrição

O seu nome completo é Igreja Matriz de S. Julião de Azurara e é o monumento mais venerado da freguesia de Mangualde. Esta igreja é anterior à fundação portuguesa e teve origem num mosteiro rural, doado em 1103 por Pedro Sesnandes à Sé de Coimbra. No interior salienta-se a capela-mor, com rica talha dourada e quadros sobre madeira, dos sécs. XVII e XVIII. O retábulo é formado por quatro colunas laterais pseudo-salomónicas, revestidas de folhagem de vinha, sendo um dos mais típicos e puros exemplos da arte religiosa setecentista, existentes não só na diocese de Viseu, mas no país. Cinco tábuas de pintura, emolduradas em talha dourada, representam passos da vida de Cristo e da Virgem, e compõem o apainelado das paredes laterais; são o que resta de um anterior retábulo maneirista, pintado em 1635 por António Vieira. O tecto é formado por 18 caixotões com molduras e florões dourados, figura o Apostolado, doutores da Igreja, a Virgem Maria e S.Julião, em bustos vigorosos, com grande expressividade, pintados no primeiro quartel do séc. XVIII. No corpo da nave, aos lados do arco do cruzeiro, existem dois retábulos joaninos em talha dourada. Actualmente a igreja encontra-se em fase de restauro e só é visitada por alunos (de todos os graus de ensino).

Estado de Conservação
Intervenções e Restauros

Encontra-se desde 1991 em restauro, prevendo-se a sua conclusão durante o ano de 1994. São objecto de restauro as paredes, telhados, portas, janelas e chão.

Morada
Rua da Igreja
3530
MANGUALDE
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

ALVES, Alexandre, "A Igreja de S. Julião de Azurara, Matriz de Mangualde", Edição da Câmara Municipal de Mangualde, Mangualde, s.d.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
22/04/2010
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,376