"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São João de Alporão

Distrito: Santarém
Concelho: Santarém

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 50 de 3-3-1947
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderna
Estilo(s)
Românico, gótico
Uso atual
Museu Municipal de Santarém
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Santarém
Descrição

A Igreja de São João de Alporão, de invocação a S. João Baptista, foi o primeiro monumento classificado na cidade de Santarém, em 1910.

Construída no séc. XII, a igreja surge no contexto da reconquista cristã, como parte integrante do conjunto defensivo da cidade. Por se encontrar na principal via de acesso à Alcáçova e junto a uma das portas da muralha (a do Alporão); a igreja original possuía uma torre circular, que, juntamente com a Torre do Relógio (Cabaceiro), formava uma frente defensiva da cidade. Em finais do séc. XVIII, porém, a torre foi demolida, assim como a própria Porta do Alporão.

A fachada austera da Igreja é de silharia românica, com um pórtico de cinco arquivoltas, apoiadas em colunelos de capitéis com motivos vegetalistas. O pórtico é encimado por uma rosácea composta por quatro círculos concêntricos. A igreja tem, ao estilo românico, uma só nave, de três tramos abobadados, com ábside de abóbada semiesférica e deambulatório alto, semi-circular, com arcos geminados de volta inteira encimados por óculo. Calcula-se que a cobertura românica original tenha desabado no séc. XIII devido a um terramoto, tendo sido substituída por uma abóbada já de estilo gótico.

Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, é adquirida por um particular, passando a servir como armazém. No séc. XIX funcionou como sala de teatro; e finalmente, já no final de oitocentos, vê o seu valor histórico reconhecido, abrindo ao público como Museu Distrital em 1882. Hoje constitui o 1º núcleo do Museu Municipal, detendo uma colecção constituída ao longo do tempo, por elementos de interesse retirados de edifícios demolidos.

A Igreja de São João de Alporão, constitui um exemplo das construções da transição séc. XII, XIII, que acrescentam um tom proto gótico à austeridade românica. Testemunho dos princípios da nacionalidade, é por muitos considerada uma das maiores antiguidades desta cidade ribatejana.

Núcleos mais importantes
No núcleo museológico, é de destacar a tumulária medieval, do qual o Museu dispõe um acervo notável.
Intervenções e Restauros

Primeiro restauro do edifício entre 1877-1882, realizado pela Junta Geral do Distrito.
Levada a cabo uma 2ª campanha de restauro em 1932-36, pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Ao longo dos anos 70/80 a DGEMN efetuou pequenos restauros no edifício.
Em 1992 foi remodelado o espaço museológico e executaram-se consequentes obras de restauro, pela Divisão dos Núcleos Históricos.

Modo de funcionamento
Núcleo Museológico - Quarta a Domingo, das 9.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h.
Encerra à Segunda-Feira, Terça-Feira e feriados.
Aberto ao Feriado Municipal (19 de março).
 Temporariamente encerrado.
Morada
Tv. das Borras, 4
2000-121 Santarém
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

CUSTÓDIO, Jorge (coord.), Património Monumental de Santarém: Inventário - Estudos Descritivos, Santarém, Câmara Municipal de Santarém, 1996.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
15/11/2023
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,709,033