"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora dos Mártires

Distrito: Faro
Concelho: Castro Marim

Igreja de N. Sra. dos M?rtires
Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa
Proprietário/Instituições responsáveis
Pe. António Oliveira Henriques
Descrição

A pequena Ermida de Nossa Senhora dos Mártires, localizada junto a uma fonte tida pelo povo como milagrosa, passou a servir de igreja paroquial a partir de 1755, data em que o terramoto fez ruir a Igreja de Santiago, que se encontrava no interior do castelo.

Devido à sua exiguidade foi restaurada e acrescentada no fim do séc. XVIII e início do séc. XIX pelo arquitecto João Lopes do Rosário, por ordem de Lopo Mendes de Oliveira, comendador da Ordem de Cristo e alcaide-mor de Castro Marim, quando era bispo do Algarve D. Francisco Gomes Avelar.

A capela-mor e o cruzeiro com a respectiva cúpula são desta época. No cruzeiro, além da capela-mor, apresenta ainda a do Santíssimo Sacramento e a do Calvário. O zimbório é constituído por oito janelas de verga, encimado por uma cúpula rematada por uma falsa lanterna coroada por um fogaréu. No interior há ainda a destacar uma interessante escultura gótica em pedra do séc. XV representando o arcanjo S. Gabriel.

A fachada virada a Sul é antecedida por uma galilé com cinco arcos de volta perfeita, assentes em pequenas colunas de pedra decoradas com capitéis neo-manuelinos, sendo tudo rematado por uma larga platibanda moderna recortada com cruzes de Cristo.

Modo de funcionamento
Local de Culto
Morada
Rua Dr. José Alves Moreira
8950
CASTRO MARIM
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
04/03/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,060,495