"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz

Distrito: Faro
Concelho: Faro

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII), Contemporânea (Séc. XIX)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura, Pintura
Uso atual
Culto religioso
Descrição

A igreja já se encontrava em construção em 1640. No entanto, não ficou logo com a sumptuosidade que hoje tem, tendo recebido diversos melhoramentos.

As figuras que se encontram na fachada são de 1889 e representam a Caridade e a Fé. O pavimento da igreja era em ladrilho mas, em 1884, foi sobre este colocado soalho. Também nesse ano, foi executado o coro para substituição de um outro, de reduzidas dimensões. A porta da igreja é de 1886.

A nova sacristia, a residência do sacristão e o andar nobre para secretaria foram iniciados em Abril de 1877 e concluiram-se as obras no final desse ano. Apesar disso, diz o Santuário Mariano, do séc. XVIII, acerca desta capela: "(...) ricamente ornada e o tecto e paredes revestidas de excelentes pinturas da vida de N. Senhor Jesus Cristo, de N. Senhora e de vários passos da Escritura e tudo com tanta grandeza e perfeição, que na Corte se não poderia assistir ao serviço da Senhora, nem com mais asseio, despesa e fervorosa devoção do que se vê nesta ermida e em todo o Reino do Algarve não há outra que a iguale.". As pinturas da abóbada encontram-se atribuídas ao artista João Pedro da Cruz Leiria, tendo sido executadas no séc. XIX, e os quadros bíblicos, de fraca execução, são de qualquer pintor anónimo do séc. XVII, que conhecia Rafael mas, que não o soube copiar. No entanto, o conjunto impõe-se. Além de azulejos do séc. XVIII, apresenta outros, bastante curiosos. Encostado à parede posterior encontra-se o "humilladero" setecentista do Senhor Jesus dos Aflitos. Apresenta, ainda, com interesse, um retábulo na capela-mor e a talha do arco triunfal, ao gosto barroco.

Anteriormente à construção de casas em redor desta igreja podia ver-se, do mar, a luz da lamparina que ali ardia todas as noites, puxada ao alto por uma corda do interior da janela de reixa ali existente. Daí os pescadores pediam o auxílio que, no regresso, vinham agradecer. Defronte do "humilladero" existiu um cruzeiro, do qual já só existia a pedra no ano em que o "Remexido" foi executado no Campo da Trindade. Segundo se conta, sobre ela saltou o célebre guerrilheiro, numa tentativa de fuga, impedida pelo comandante do pelotão que, de espada em riste, o fêz voltar para o meio da escolta.

Núcleos mais importantes
O interior do templo possui um conjunto escultórico, setecentista, na sua maioria em madeira.
Morada
Largo Pé da Cruz
8000
FARO
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LAMEIRA, I. C. Francisco, Faro : Edificações Notáveis, Faro, Câmara Municipal de Faro, 1995.

ROSA, José António Pinheiro e, Monumentos e Edifícios Notáveis do Concelho de Faro, Faro, Câmara Municipal de Faro, 1984.

Data de atualização
26/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,580