Património Material
Igreja de Nossa Senhora do Loreto ou dos Italianos
A origem da Igreja do Loreto remonta a 1518, altura em que a comunidade italiana de Lisboa requereu autorização para a sua edificação, vindo o mesmo a acontecer em 1529.
A Igreja do Loreto foi destruída pelo terramoto de 1755 e a sua reconstrução deveu-se ao arquiteto José da Costa e Silva, em 1785.
Trata-se de uma igreja cuja fachada é dividida por três corpos, correspondendo o mais largo à parte central, sendo os laterais separados deste por pilastras dóricas, assim como os flancos da frontaria.
Ao portal principal acede-se por uma escada simétrica e com balaustrada. Esta entrada possui uma composição formada por um arco curvo entre duas colunas caneladas e sobrepujada por uma pedra com as armas pontifícias, sustentada por anjos. Sobre a arquitrave, suportada por mísulas, que limita superiormente a fachada, ergue-se um nicho com a imagem de Nossa Senhora do Loreto.
Merece também destaque na fachada lateral o portal decorado com um baixo relevo alusivo à Virgem com o Menino, entre dois anjos.
O interior é de uma só nave com as paredes revestidas a mármore e com altares exibindo boas pinturas.
FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.