"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora das Ondas (ou de S. Pedro Gonçalves Telmo)

Distrito: Faro
Concelho: Tavira

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura
Descrição

A igreja tem por orago S. Pedro Gonçalves, mas é vulgarmente denominada por Igreja das Ondas por pertencer aos mareantes e nela se venerar a imagem de Nossa Senhora das Ondas. As origens do edifício remontam provavelmente ao reinado de D. Manuel. A sua planta é de forma trapezoidal e a cobertura em madeira, ornada de pinturas decorativas setecentistas, figurando ao centro as armas de D. João V. É provável que no séc. XVIII o templo tenha sofrido grandes obras, devendo datar dessa época o retábulo da capela-mor, peça que se destaca pela sua tribuna, onde se enquadra um nicho com a imagem do padroeiro. Uma escultura do séc. XVII representando a Senhora das Ondas está colocada sobre o altar que lhe é dedicado. Na Casa dos Pescadores, contígua à igreja, conserva-se o estandarte da Associação dos Mareantes, sumptuosa peça de lhama de ouro vermelha, bordada a fios de ouro e prata e lantejoulas.

Intervenções e Restauros
Prováveis intervenções no séc. XVIII, após o terramoto de 1755.
Morada
Rua D. Marcelino Franco
8800 TAVIRA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
"Algarve: Tavira", Faro, região de Turismo do Algarve, s.d., (folheto).

ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.

Data de atualização
17/10/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
94,422,912