"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Porciúncula, do Convento dos Barbadinhos

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 1/86 de 3-1
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Cantaria, Escultura, Pintura
Descrição
Situada na Calçada dos Barbadinhos, a igreja foi construída no início do séc. XVIII e fundada em 1738, pertencendo ao convento dos Padres Capuchinhos (Barbadinhos) Italianos. O templo é precedido por um largo pátio gradeado que dava acesso aos edifícios conventuais.
A fachada da Igreja é constituída por três corpos, sendo o corpo térreo rasgado por três arcos que antecedem a galilé. A demarcar a passagem para a segunda zona está um friso em cantaria, sobre o qual estão esculpidas as Armas Reais. Característicos são os dois janelões rectangulares ladeando um outro, central, com remate curvo e encimado por um nicho contendo a imagem de Nossa Senhora da Porciúncula. O telhado é de duas águas.
O interior é de estilo barroco e apresenta planta longitudinal, nave única na qual se abrem duas capelas laterais e capela-mor. O tecto da nave é ornamentado com pintura a têmpera cuja representação central é Nossa Senhora da Conceição rodeada de anjos.
Em 1834, com o regresso dos Capuchinhos a Itália, na sequência da expulsão das Ordens Religiosas em Portugal, a Guarda Nacional ocupou o edifício conventual, tendo em 1835 passado a estar instalada na igreja, a Junta de Freguesia de Santa Engrácia. A igreja, só em 1896 viria a estar aberta ao público, após significativas obras de restauro.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Calçada dos Barbadinhos, Santa Engrácia
1170
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, D. Fernando de (dir.), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, Segundo Tomo, 1975.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
17/12/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,487,919