Património Material
Igreja de Nossa Senhora da Porciúncula, do Convento dos Barbadinhos
A fachada da Igreja é constituída por três corpos, sendo o corpo térreo rasgado por três arcos que antecedem a galilé. A demarcar a passagem para a segunda zona está um friso em cantaria, sobre o qual estão esculpidas as Armas Reais. Característicos são os dois janelões rectangulares ladeando um outro, central, com remate curvo e encimado por um nicho contendo a imagem de Nossa Senhora da Porciúncula. O telhado é de duas águas.
O interior é de estilo barroco e apresenta planta longitudinal, nave única na qual se abrem duas capelas laterais e capela-mor. O tecto da nave é ornamentado com pintura a têmpera cuja representação central é Nossa Senhora da Conceição rodeada de anjos.
Em 1834, com o regresso dos Capuchinhos a Itália, na sequência da expulsão das Ordens Religiosas em Portugal, a Guarda Nacional ocupou o edifício conventual, tendo em 1835 passado a estar instalada na igreja, a Junta de Freguesia de Santa Engrácia. A igreja, só em 1896 viria a estar aberta ao público, após significativas obras de restauro.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.