"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Distrito: Braga
Concelho: Guimarães

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
16-06-1910, DG 136, de 23-06-1910 ZEP DG (II Série), n.º 94, de 19-04-1956
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderno
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Pintura, Mobiliário, Ourivesaria
Uso atual
local de culto e de visita
Proprietário/Instituições responsáveis
IPPAR e Câmara Municipal de Guimarães
Descrição

Também conhecida por igreja da Colegiada, supõe-se que o primitivo templo foi fundado, no séc. XI, pela condessa Mumadona. Daquele período não restam vestígios; o edifício pré-românico sofreu, ao longo dos tempos, acréscimos e alterações.

O claustro românico, do séc. XIII, denota influências moçárabes, visíveis nos arcos em ferradura que dão acesso à Sala do Capítulo; funciona ali, actualmente, o Museu Alberto Sampaio.

D. João I reedificou o monumento, no séc. XIV, no cumprimento de voto feito a Nossa Senhora da Oliveira, pela vitória da Batalha de Aljubarrota. Data desse período o pórtico, com três arquivoltas assentes em seis colunelos e sobrepujado por elegante janelão, ambos de traça gótica. As obras foram dirigidas pelo arquitecto Mestre João Garcia de Toledo.

Datada de 1513, a volumosa torre tem três pisos, o último dos quais rasgado pelas sineiras, e é coroada de merlões; de feição manuelina, é o resultado da remodelação da torre gótica de D. João I. Na parede rasga-se uma janela gradeada e sob cobertura, ao gosto gótico, estão duas estátuas jacentes.

O interior, de estrutura manuelina, é de três naves de três tramos, suportados por pilares. A capela-mor, ampliada em finais do séc. XVIII, mostra um retábulo daquele período; nas paredes estão dois grandes painéis pintados, representando S. Dâmaso e S. Torcato, da autoria de Pedro Alexandrino.

Destaque-se ainda o cadeiral da antiga colegiada, do séc. XVII, com espaldares neo-clássicos. A capela do Santíssimo Sacramento possui um altar de prata, peça indo-europeia; o frontal é igualmente lavrado naquele metal. O interior da igreja foi muito modificado no séc. XIX sob a direcção do pintor Roquemont.

Modo de funcionamento
Horário de visita: Das 09:30 às 12:30 e das 15:30 às 19:30
Morada
Largo da Oliveira, Oliveira do Castelo
4810-281
GUIMARÃES
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.

GIL, Júlio e CALVET, Nuno, As mais belas igrejas de Portugal, vol. I, Verbo, Lisboa, 1988.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.

OLIVEIRA, Manuel Alves de, Guia Turístico de Portugal de A a Z, Lisboa, Círculo de Leitores, 1990.

Data de atualização
10/03/2010
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,826