"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, antiga Lobagueira dos Lobatos

Distrito: Lisboa
Concelho: Mafra

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 37077 de 29-9-1948
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII - XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura, Mobiliário, Pintura, Talha
Descrição

Esta igreja dedicada a Nossa Senhora da Encarnação, foi cedida por empréstimo pela Casa Belmonte, de modo a que o culto religioso pudesse ali ser realizado, quando a velha igreja paroquial, situada no antigo cemitério de S. Domingos de Fanga da Fé, foi destruída pelo terramoto de 1755. Em 1955, o templo foi entregue por aquela Casa ao Patriarcado, passando a funcionar como paroquial.

A classificação inclui o recheio. Edificada no período de seiscentos, foi alvo de modificações no período seguinte. A fachada é precedida de uma escadaria exterior de acesso à porta principal, à qual sucede uma galilé, que serve ao mesmo tempo de sub-coro, de grandes arcos abatidos e abóbada de aresta; está ligada às duas galerias laterais alpendradas e, por outro, separa as duas torres sineiras.
O interior de uma única nave, tem o tecto apainelado, pintado de azul e amarelo, e no centro um painel de forma oval com o brasão de D. João V. É revestido por silhares de azulejos seiscentistas do tipo tapete, sendo a restante decoração, setecentista. A capela-mor tem as paredes decoradas com azulejaria azul e branca, alusiva à Adoração dos Pastores e Adoração dos Magos; sobre esta encontram-se janelas emolduradas em talha "rocaille" e pinturas da autoria do mestre André Gonçalves. Saliente-se o excelente retábulo de talha do altar-mor, com colunas torsas e rematado por um medalhão, representando a Anunciação, e o sacrário, de forma esférica. De interesse, ainda, a estatuária, o púlpito, de talha rocócó, cuja decoração imita a pedra mármore, um arcaz de 1661 e a pia de água benta.

Morada
Mafra (a c. de 15 km), Encarnação
2640
MAFRA
Fonte de informação
Câmara Municipal de Mafra
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de [orientação e coord.], Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1976.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

LUCENA, Armando de, Monografia de Mafra, [Mafra], Comissão Municipal de Turismo, [1944].

Data de atualização
27/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,788,167