"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Querença

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Manuelino, Barroco
Uso atual
Culto Religioso
Descrição

Nos princípios do século XVI este templo era uma simples ermida pertencente à freguesia de São Clemente de Loulé. Porém, pouco tempo depois o local alcançou grande preponderância e tornou-se sede de freguesia.
O atual edifício remonta às décadas de 1520-1530, ocasião em que se procedeu à reconstrução da ermida. O retábulo construído na década de 1540 utilizou o formulário do Primeiro Renascimento. No tramo central havia um encasamento ou tribuna onde estava colocada a representação escultórica da padroeira – Nossa Senhora da Assunção. Esta imagem de madeira (138cmx45cm) constitui um interessante exemplar do Primeiro Renascimento, apesar do restauro anacrónico realizado no século XX.
A pia batismal é uma interessante manifestação da época manuelina. Foi executada pouco antes de 1534, ano em que é referida na Visitação da Ordem de Santiago e qualificada de "muito bem obrada". De entre os ornatos que apresenta destaca-se um cordão espiralado que envolve a taça e uma cena de caça. Trata-se de mais uma prova da afirmação algarvia como centro de produção artística nos finais do século XV e nos princípios do XVI.
Em 1728 iniciou-se a renovação da ornamentação interior deste templo. O retábulo principal foi então ajustado notarialmente entre a Comissão Fabriqueira e o maior entalhador da época, o mestre Manuel Martins. De seguida, foram executados os dois retábulos colaterais ao arco triunfal, da invocação de Nossa Senhora do Rosário e de Santo António. Na campanha efetuada na primeira metade do século XVIII construíram-se ainda na nave da igreja dois retábulos laterais fronteiros um ao outro, ambos seguindo o formulário barroco. A capela era então administrada pela Confraria das Almas do Purgatório.
O terramoto de 1755 provocou alguns danos nesta igreja, sendo a reparação efetuada nos anos seguintes, datando desta época a torre sineira. O atual frontão da fachada principal e a janela emoldurada que ilumina o coro alto datam provavelmente de 1871.

Morada
Largo da Igreja
8100 Querença
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia

LAMEIRA, Francisco, Igreja Matriz N.ª S.ª da Assunção Querença. [s.l.], [s.n.], 2003.

CARRUSCA, Susana, Loulé: Património Artístico. Loulé, Câmara Municipal, 2001,p. 91-93.

Data de atualização
18/04/2016
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,716,080