"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Matriz de Torre de Moncorvo

Distrito: Bragança
Concelho: Torre de Moncorvo

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
16-06-1910, DG 136, de 23-06-1910
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Pintura
Descrição

A sua construção iniciou-se em 1544 e levou cerca de um século a completar. É um dos mais notáveis exemplares da arquitectura religiosa dos sécs. XVI e XVII no Norte do país, sendo um edifício de grandes dimensões, considerado o maior da província de Trás-os-Montes. A sua fachada tem uma estrutura severa e imponente, destacando-se, ao centro, uma torre central quadrangular, mais saliente que o corpo da igreja, na qual se recorta um portal renascentista de volta inteira. O portal é ladeado por dois pares de colunelos com capitéis coríntios que enquadram duas imagens inseridas em edículas. Sobre o entablamento encontra-se um outro conjunto iconográfico, constituído por três esculturas abrigadas em nichos barrocos, em forma de concha. A rematar a composição está uma janela, igualmente com arco de volta inteira, sobreposta por um frontão vazado assente na arquitrave e sustentada por duas colunas. No piso superior da torre, além das sineiras, rasgam-se, ao nível das naves, duas portadas rectangulares. A coroar o conjunto encontra-se uma série de elegantes balaústres que limitam o eirado. Adossados às paredes laterais da igreja estão poderosos contrafortes rematados por pináculos e gárgulas ornadas de carrancas; entre os gigantes rasgam-se doze grandes janelas arqueadas. O alçado, do lado Sul, possui um pórtico alpendrado com abóbada e cobertura de cantaria, com pináculos a rematar os cunhais e três amplos arcos de volta inteira que permitem o acesso à porta existente sobre o escadório interior, devido ao diferente plano em que se encontra o piso da igreja relativamente à galilé exterior. O interior do templo é amplo, com 20 m de altura e 25 m de largura, sendo composto por três naves, formando um espaço característico das igrejas salão; possui abóbadas polinervadas, separadas por oito altas e grossas colunas cilíndricas e com a cabeceira formada por uma ábside rectangular e duas absidíolas semicirculares. A capela-mor apresenta um tecto de pedra, apainelado e pintado, tendo ao centro uma roda, talvez alusiva ao comando do leme da Barca de Pedro, a Igreja. O retábulo barroco do altar-mor é em talha dourada, do séc. XVIII. Junto aos lados, pode ver-se um antigo cadeiral; as paredes laterais ostentam frescos, um deles telativo à "Última Ceia" (encontram-se degradados). Ao fundo da nave do lado do Evangelho, encontra-se um magnífico retábulo do séc. XVII, excelentemente esculpido; na parte superior estão representadas cenas da vida de Cristo e, na inferior, dois Evangelistas, "A Incredulidade de S. Tomé", "A Ressurreição de Cristo" e quatro Doutores da Igreja. Merecem ainda referência, os retábulos dos quatro altares laterais, bem como o orgão do coro alto e a magnífica abóbada da sacristia. Mas a melhor obra de arte é um tríptico em madeira policromada, do séc. XVII, da Escola Flamenga, representando a vida da Virgem e de Santa Ana e de S. Joaquim, tendo no painel central, a apresentação do Menino Jesus Pela Virgem Maria a Santa Ana.

Núcleos mais importantes
Do lado do Evangelho, encontra-se um magnífico retábulo do séc. XVII, excelentemente esculpido; na parte superior estão representados quadros da vida de Cristo e na inferior dois evangelistas, "A Incredulidade de S. Tomé", "A Ressurreição de Cristo" e quatro Doutores da Igreja. Destaca-se, igualmente, um tríptico em madeira policromada, do séc. XVII, da Escola Flamenga, representando a vida da Virgem e de Santa Ana.
Morada
Largo General Claudino e Doutor Balbino Rêgo
5160
Torre de Moncorvo
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
06/12/2006
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,800,817