"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Sé Velha de Coimbra

Distrito: Coimbra
Concelho: Coimbra

Vista Geral sobre a S? Velha
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 10-1-1907, publicado a 17-1-1907; Decreto de 16-6-1910; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 23 de 28-1-1957; Boletim nº 109 da D.G.E.M.N.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Artístico
Estilo(s)
Românico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa
Proprietário/Instituições responsáveis
Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico - IPPAR
Descrição

A Sé Velha de Coimbra é uma construção do séc. XII onde se insere um claustro do século seguinte. Os diversos elementos ou corpos que compõem este monumento, designadamente, portal, janelas, capitéis e galerias, fazem dele um dos mais importantes exemplos do românico português.

No interior encontram-se importantes conjuntos de escultura medieval e renascentista, em particular nas Capelas de São Pedro e do Sacramento, que ladeiam a Capela-Mor. A antiga catedral conserva ainda raros e variados registos de azulejaria antiga de origem sevilhana na Capela de S. Pedro e, próximo dos túmulos do transepto, o axadrezado verde e branco do século XVII no acesso à sacristia. A construção do claustro foi iniciada em cerca de 1218, por iniciativa do rei D. Afonso II. A sua planta é quadrada, com galerias de abobadas com cinco arcos em cada lado. O claustro da Sé Velha é uma das primeiras manifestações do gótico em Portugal.

No exterior do templo, sobreposta à primitiva edificação românica, aprecia-se a “Porta Especiosa”, elegante exemplar de arquitectura renascentista executado cerca de 1530.

Morada
Largo da Sé Velha (Almedina)
3000-306
COIMBRA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
19/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,078,470