Património Material
Igreja da Misericórdia do Porto
Igreja construída em 1555 e concluída em 1564-67. Foi muito remodelada entre 1749 e 1754, tendo a fachada, profusamente decorada em estilo barroco, sido desenhada por Nicolau Nasoni. Encontra-se dividida em dois andares, sendo o inferior aberto por três arcos de volta inteira, separados por pilastras. O arco do vão central exibe maior raio e tem por cima uma cartela com passagem bíblica. O entablamento tem gravado o ano de 1750 e suporta um frontão curvo, interrompido e cheio de ornatos. O andar superior é rasgado por três janelas com elegantes molduras de recorte ondulado, balaustres e frontões trabalhados. A frontaria é encimada por um imponente frontão com as armas e coroa reais, sendo o conjunto ladeado e rematado por fogaréus e cruz.
A nave foi alterada pelo engº Manuel Álvares, e mostra cobertura de abóbada de tijolo estucada. A capela-mor é obra quinhentista da autoria do mestre pedreiro Manuel Luís. De salientar o arco triunfal suportado por quatro grandes colunas coríntias.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
PORTO A PATRIMÓNIO MUNDIAL: Processo de candidatura da Cidade do Porto à classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade - 1993, Câmara Municipal do Porto, 1993.