"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja da Misericórdia de Tentúgal

Distrito: Coimbra
Concelho: Montemor-o-Velho

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 37728 de 5-1-1950
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Renascença
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura
Descrição
Igreja quinhentista (tem a data de 1586), foi reformada no séc. XVIII e teve obras no último quartel do séc. XIX. É comum a outras igrejas da Misericórdia do Baixo Mondego, tem uma só nave, com três altares no topo, alteados em relação ao corpo, aos quais se acede por escadas laterais. Sobre esse piso artificial fica um nicho com um grupo escultórico da Deposição de Cristo no túmulo. Os retábulos em pedra de Ançã, são tardo-renascentistas, do mesmo estilo e da mesma época que a porta principal. Integrando o mesmo núcleo construtivo fica a Casa do Despacho.
Morada
Rua Dr. Armando Gonçalves
3140
TENTÚGAL
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
20/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,302,436