Património Material
Igreja da Misericórdia
A igreja da Misericórdia de Almada foi fundada em Maio de 1555, tendo integrado a Albergaria de S. Lázaro e o Hospital de Santa Maria (criado em 1480 por D. Beatriz, mãe de D. Manuel I).
Apresenta uma só nave coberta por tecto em madeira, capela-mor numa cota superior relativamente ao corpo da igreja e retábulo maneirista ocupando o fundo do presbitério e representando a Visitação.
A fachada da igreja é simples, com um portal de inspiração maneirista.
Durante o terramoto de 1755, apenas a parede da cabeceira com o retábulo não acusou danos. A frontaria, embora continue a ser a original, encontra-se contudo deslocada. Recentemente, em 1982-83, o Centro de Arqueologia de Almada levou a efeito escavações no interior desta igreja, vindo a revelar indícios de habitações (anteriores à data da construção do edifício religioso), silos ou cisternas e forno de fundição (anterior ao séc. XIV), e ainda sepulturas de indivíduos que pertenciam à irmandade da Misericórdia).
BARROS, Luís, Igreja da Misericórdia de Almada, in "Al-Madan" (Centro de Arqueologia de Almada), nº 2, Nov.-Maio, 1983-84.
FLORES, Alexandre, Almada Antiga e Moderna - Freguesia de Almada, Câmara Municipal de Almada.
SERRÃO, Vitor, O Retábulo da Igreja da Misericórdia de Almada, in "Al-Madan" (Centro de Arqueologia de Almada), nº 2, Nov.-Maio, 1983-84.