Património Material
Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha
No sítio da antiga Sinagoga dos Judeus, foi erguida no reinado de D. Manuel I, a pedido da rainha D. Leonor, uma igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Misericórdia.
Bastante danificada pelo Terramoto de 1755, foi mandada reedificar por D. José I, ficando as obras sob a direcção do arquitecto Francisco António Ferreira Cangalhas.
Do traçado antigo apenas manteve o belo portal manuelino, inserido na fachada virada para o rio, e a Capela do Santíssimo Sacramento, construída no séc. XVII.
O portal, que é bastante parecido com os que se encontram na fachada Sul dos Jerónimos, apresenta um arco de volta perfeita, entre dois botaréus com ornatos renascentistas, encimados por esferas armilares e unidos por uma cornija rendilhada. O tímpano mostra divesas figuras esculpidas. Os botaréus, bem como os janelões que enquadram o portal, possuem baldaquinos e mísulas onde se inscrevem imagens.
Na Igreja da Conceição Velha encontra-se o Espaço de Informação ao Peregrino da Associação de Peregrinos Via Lusitana, o qual oferece guias, mapas, disponibiliza credenciais e dá apoio personalizado aos peregrinos no Caminho de Santiago e no Caminho de Fátima. Os visitantes recebem orientações sobre itinerários, alojamento e pontos de interesse, além de aconselhamento para o planeamento físico e espiritual da viagem.
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 2ª reimpressão, Junho de 1982.
GUIA DE ARQUITECTURA LISBOA 94, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses/Sociedade Lisboa 94/Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 1994.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.