"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Paroquial de São Gião

Distrito: Coimbra
Concelho: Oliveira do Hospital

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Em vias de classificação
Proteção Jurídica
Desp. de abertura do Processo de Classificação - 07-02-2003
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
D. João V, Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Alfaias Religiosas, Escultura, Pintura, Talha
Descrição

A igreja paroquial tem como titular S. Gião (São Julião), atribuindo-se-lhe o estilo D. João V. Posto que se leia a data de MDCCLVI na porta principal, apresenta-se no seu conjunto e no seu recheio como edifício da segunda metade do século. As proporções, dispostas em alturas, e as obras de talha e pintura, destacam-se na região pela sua qualidade artística e ímpar beleza. A frontaria apresenta, dentro dum rectângulo formado pelas pilastras dos cunhais e pelo entablamento direito que as une, a porta enquadrada de pilastras e dominada pela janela do coro. Esta é acompanhada de duas de traçado similar. Sobrepõe-se ao entablamento um remate de pilastras e aletas alongadas. Um nicho ostentoso crava-se-lhe ao centro.
Tendo ruído em 1916, foi reerguida com o material antigo e outro a imitá-lo, sofrendo só ligeiras alterações. Tanto a nave como o Santuário se cobrem de tectos em apainelados rectangulares; naquele formando nove séries de sete, aqui cinco de sete também, cuja autoria é atribuída a Pascoal Parente. Contém pinturas setecentistas, da vida de Cristo, da Virgem e dos santos, secundárias e restauradas em 1946 pelo pintor e decorador conimbricence Álvaro Eliseu. O retábulo principal, do final do século, compõe-se de quatro colunas, as centrais em avançamento e colocadas de ângulo, duma tribuna, sobre a qual se levanta alta cabeceira ondulada, com baixo-relevo da Trindade, enquadrado de fortes ornatos em concheado, ornatos que se repetem nos elementos gerais. Uma pintura de tipo popular fecha o camarim, com a degolação de S. Julião; Nos nichos encontram-se as esculturas do mesmo santo e a de santo António, de madeira e do tempo. Os colaterais, mais austeros, de duas colunas, tem igualmente ornato concheado, e contêm a Virgem com o Menino e S. José; sendo da época final retábulos e esculturas. Em arcos parietaishá mais dois retábulos. O arco cruzeiro reveste-se de talha do mesmo tipo, em construção arquitectónica, com o Calvário (Cristo, Virgem e S. João).
Por ser templo tão notável pela dimensão, pelas obras de pintura e talha que possui e pelo considerável valor das suas alfaias litúrgicas, um bispo de Coimbra ter-lhe-á (justamente) chamado "A Catedral das Beiras", designação que ainda hoje muito se usa para identificar o monumento e exprimir a sua rara beleza.
O coro alto é já do séc. XIX, encontrando-se na sacristia uma escultura de madeira, de Santa Rosa, do séc. XVIII e uma Virgem com o Menino, de pedra, com aplicações de pasta nos vestidos, manuelina e corrente. Possui uma grande custódia de prata dourada, tendo por lado duas colunas torcidas e gravadas de ornatos, e uma aleta saliente. Toda a peça é muito decorada por motivos da época, sendo que falamos do terceiro quartel do séc. XVII. Por fim um pequeno porta-paz de cobre, com a Piedade.

in Oliveira do Hospital - roteiro turístico : São Gião

Morada
Largo da Igreja, São Gião
3400
OLIVEIRA DO HOSPITAL
Bibliografia
Oliveira do Hospital - roteiro turístico, Serra do Açor - Associação de Desenvolvimento Regional, [s.d].

Data de atualização
07/12/2006
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,801,267