"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Paroquial de Santiago

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 2/96 de 06-03
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Barroco, Rocócó
Áreas Artísticas
Escultura, Estuques, Pintura
Descrição

Segundo alguns investigadores, a edificação da primitiva igreja terá sido realizada no séc. XII. Bastante mais tarde, no séc. XVI, o templo tinha três naves e torre sineira no lado esquerdo da fachada. Contudo, a partir dessa época, e até ao séc. XVIII, terão sido feitas grandes alterações na igreja. Apesar de não ter sofrido danos com o terramoto de 1755 foi totalmente remodelada em 1773 devido a alterações efectuadas na traça urbana que levaram ao alargarmento da rua e obrigaram a redução da área da igreja.
O novo projecto, de uma só nave, suprimiu as capelas fundeiras, mantendo a capela-mor e a capela de Nossa Senhora-a-Franca. A fachada tem afinidades estilísticas com os projectos dos arquitectos renascentistas italianos. O pórtico, todo em mármore, tem três arcadas, com colunas caneladas e capitéis coríntios. A capela de Nossa Senhora-a-Franca é dividida em três corpos abobadados revestidos de estuques setecentistas tendo o corpo central uma cúpula. As imagens de Nossa Senhora-a-Franca, de São Joaquim e de Sant´Ana são atribuídas a Claude de Laprade.
No reinado de D. Maria I pintou-se o tecto da nave com motivos em estilo rocócó, tendo como representação central Nossa Senhora e Santiago, provavelmente obra de Pedro Alexandrino ou de seus discípulos.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Rua de Santiago e Travessa de Santa Luzia, 3, Largo do Contador-Mor
1100
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, D. Fernando de (dir.), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. V - primeiro tomo, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1973.

DIÁRIO DA REPÚBLICA, I Série B- Nº 56 de 06-03-1996

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

Data de atualização
26/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,634