"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Paroquial de S. Mamede

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Foto © Arquidiocese de Évora
Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Renascença, Barroco, Neoclássico
Uso atual
Culto Religioso
Descrição

Igreja edificada cerca de 1566, durante o reinado de D. Sebastião, sobre um pequeno templo gótico da época de D. Dinis.

Com portal de mármore em estilo barroco, apresenta nave ampla, de planta rectangular, de abóbada artesoada, com nervuras de arestas vivas e decorada com pinturas a fresco, de temática naturalista e de brutescos de estilo barroco (1691). As paredes encontram-se revestidas por azulejos seiscentistas policromos e azuis e brancos, de rara padronagem e grande beleza, formando conjuntos de motivos variados, de tapete, brutescos, rótulos e pendurados, renda e maçaroca de milho, dando à igreja uma notável particularidade.

A capela-mor, de finais do séc. XVIII, apresenta um altar neoclássico de mármores de cor, com diversos quadros sacros, provenientes do extinto convento de Santa Mónica, salientando-se um retábulo de madeira de pintura primitiva portuguesa, de cerca de 1550, representando a "Adoração dos Pastores", de cerca de 1560, assim como uma "Descida da Cruz", possivelmente de autoria de Francisco Nunes Varela.

A capela lateral da Piedade, com cúpula hemisférica, também revestida de azulejos, foi fundada em 1556 pelos fidalgos eborenses Gaspar de Sequeira e D. Catarina de Macedo, os quais aqui jazem em mausoléu brasonado.

Bastante curiosa é a capela-sede da Irmandade do S. Sacramento, de que foi confrade o escritor humanista Mestre André de Resende. Decoram-na silhares de azulejos monocromos, com histórias bíblicas do Velho Testamento, reproduzindo desenhos de cartões flamengos ou italianos, semelhantes aos da igreja de S. Tiago, tendo no teto pinturas murais entretecidas de albarradas, colunas salomónicas, anjos, cartelas e vieiras, um trabalho da oficina de Gabriel del Barco, datável de cerca de 1700, surgindo igualmente as simbólicas virtudes Cardeais e Teologais.

Modo de funcionamento

Missas Dominicais: 12:00h.

Missas Semanais: 09:00h.

Morada
Rua das Alcaçarias, 1 , 7000-138 Évora
Telefone
(+351) 266 746 620
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de - orientação e coordenação, "Tesouros Artísticos de Portugal", Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

ALVES, Afonso Manuel, Évora a Cal e a Pedra, Publicações D. Quixote, Lisboa, 1990.

ESPANCA, Túlio, Évora - Encontro com a Cidade, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1988.

TAVARES, M. e MIRANDA, C., Guia Turístico, Cultural e Artístico de Portugal, Lisboa, 1989.

Data de atualização
01/10/2023
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,537,186