"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Paroquial de Mançores

Distrito: Aveiro
Concelho: Arouca

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderno, Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Alfaias Religiosas, Azulejaria, Escultura, Ourivesaria, Pintura
Uso atual
Culto Religioso
Descrição

O seu titular é Santa Cristina. No séc. XIX foi reconstruída e ampliada, iniciando-se a obra a 12 de Junho de 1861; os complementos (ex: torre) tiveram beneficiações até muito recentemente. A reconstrução foi grande e do seu antigo núcleo setecentista são os arcos retabulares dos lados, o púlpito, um grosso beneditério e a pia baptismal, de forma oitavada (esta ainda anterior). A igreja é composta por dois corpos, com a torre do lado direito da frontaria, porta principal e uma lateral, do lado direito; nesse lado encontram-se, também, a sacristia e as acomodações. O púlpito é do tipo transição séc. XVII-XVIII, com bacia sobre uma mísula e escada de pedra. Existem cinco retábulos, quatro do séc. XIX, os quais imitam os tipos tradicionais; o retábulo do arco do lado esquerdo é simples mas, do séc. XVIII, com quatro colunelos e ornatos concheados. As esculturas antigas são em madeira, simples, como a pequena da titular, Santa Cristina, com palma na mão direita e um livro aberto na outra, do início do séc. XVIII; um "Cristo crucificado" e duas esculturas menores que o acompanham, "Virgem" e "S. João", são da segunda metade do séc. XVIII e apresentam um certo dramatismo, embora tudo seja de vulgar nível artificianal. O interior é revestido de lambrins de azulejos modernos, de padrão comum. A custódia é de radiação solar, do séc. XVIII.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
21/04/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,082,383