"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Matriz de Pavia

Distrito: Évora
Concelho: Mora

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 29604 de 16-05-1939.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVI a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Manuelino
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Pintura
Uso atual
Culto Religioso
Descrição

Esta igreja foi edificada no interior do antigo e destruído amuramento que protegeu o paço fortificado dos Condes do Redondo. No entanto, não existe um documento histórico conhecido que refira as suas origens e fundamentos. Terá sucedido à primeira igreja curada de Santa Maria, a qual já tinha existência paroquial no reinado de D. Dinis, em 1320. Pensa-se, segundo a arquitectura do edifício, que este terá sido construído no início do séc. XVI, no estilo arcaizante dos templos fortalezas (construção mudéjar-manuelina). A igreja encontra-se voltada para ocidente e apresenta um perfil acastelado, protegida por sete pequenas torres cilíndricas, de andares, sobrepujadas de cones estilizados; tem uma coroa de ameias do tipo muçulmano, de alvenaria grosseiramente rebocada. A porta travessa meridional é a primitiva, construída com rudes blocos de aparelho, com aro gótico, de chanfraduras, ábacos e capitéis esmagados para recobrimento de cal. Encontram-se, no mesmo alçado, alguns degraus e patim de acesso ao velho campanário exterior, em cujo flanco terminal e embebido na estrutura da torre, subsiste uma pequena torre lateral. A fachada tem formas rectilíneas, abastardas, e de frontão triangular, deficiente obra de alvenaria barroca, do séc. XVIII, tendo sido projectada para receber, angularmente, duas torres de secção quadrada. Apenas foi levantada a torre do lado sul, com pilastras e remate em cúpula, de aspecto popular. Nos acrotérios levantam-se grandes esferas de massa e no eixo uma tabela cega de cronograma sumido. O portal tem um janelão por cima, vasado em falso alpendre, sendo composto por vergas e jambas granitícas, da época de D. José e posterior ao terramoto de 1755. Lateralmente, embebida nos alçados, encontra-se uma antiga e tosca Via Sacra, em pedra. Na cornija dos beirais estão algumas gárgulas zoomórficas, em barro cozido, um trabalho de olaria popular alentejana. O interior é de três naves com abóbada de nervuras. No retábulo encontram-se quatro painéis de pintura a óleo da segunda metade do séc. XVI.

Morada
Largo da Igreja, Pavia
7490
MORA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
CARDOSO, Padre Luís, "Livro 3º da Ordem de Avis", I-3-133 Vº., Dicionário Geográfico, vol. XXVIII, pp. 587-590.

ESPANCA, Túlio, Igreja Matriz de S. Paulo de Pavia, in "A cidade de Évora", nº 51, pp. 167-173.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTOS, Reinaldo dos e PROENÇA, Raul, Guia de Portugal, vol. II, Lisboa, 1926.

Data de atualização
22/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,454