"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade

Distrito: Setúbal
Concelho: Almada

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Talha, Pintura, Azulejaria, Ourivesaria
Uso atual
Culto Religioso
Descrição
A igreja de Nossa Senhora da Piedade foi reconstruída e ampliada em 1762, por motivo dos danos sofridos após o terramoto de 1755. Trata-se de uma construção de uma só nave, com o tecto pintado a fresco onde é representada a figura de Nossa Senhora da Piedade; as paredes estão revestidas, até meio da sua altura, por azulejos azuis e brancos do séc. XVIII. A capela-mor apresenta o tecto com um fresco simbolizando o Espírito Santo; altar-principal revestido de talha dourada onde se pode observar imagens de santos, de salientar uma escultura em madeira, do séc. XVII, representando a padroeira. Na fachada mostra portal alpendrado. Possui este templo boas alfaias religiosas. O culto no lugar da Piedade realizava-se na ermida de S. Simão (existem referências em 1616) e a este Santo era dedicado; no séc. XVIII, aquele culto já não refere S. Simão, sendo então mencionada Nossa Senhora da Piedade. Sabe-se que neste edifício religioso se realizavam duas romarias: uma efectuada pela população de Coina, no dia 1º Domingo de Setembro, e outra, pelos habitantes de Oeiras, no 3º Domingo de Agosto. No princípio do séc. XVIII, a irmandade realizava no Terreiro do Paço, corridas tauromáticas, cujos benefícios revertiam em favor do culto daquela Santa. No nosso século, depois de surgir a Republica, o templo foi tomado pelo Estado, para voltar, pouco tempo depois (1916), à irmandade. Em 1958, foi criada a paróquia de Nossa Senhora da Piedade.
Intervenções e Restauros
Por motivo do terramoto de 1755, a igreja foi reconstruída e ampliada (1762), é disso exemplo a actual fachada.
Morada
Largo 5 de Outubro
2800 ALMADA
Cova da Piedade
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
FLORES, Alexandre, Almada Antiga e Moderna - Freguesia de Cova da Piedade, Câmara Municipal de Almada, 1990.

AL-MADAN, Centro de Arqueologia de Almada, Nov. 1985.

Data de atualização
18/02/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,325