"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, "Igreja dos Anjos"

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
2/96, DR 56, de 06-03-1996
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Neo-Clássico
Áreas Artísticas
Azulejaria, Escultura, Mármores, Pintura, Talha
Descrição

A Igreja dos Anjos foi construída em 1563 na paróquia de Santa Justa, situada onde é hoje o cruzamento entre a Av. Almirante Reis e a Rua dos Anjos. Era uma igreja seiscentista de nave única, ricamente decorada com talha dourada e telas. O terramoto de 1755 destruiu-a, tendo sido reedificada em 1758, no mesmo local da anterior.
No início do séc. XX em consequência da abertura da Av. Rainha D. Amélia (actual Av. Almirante Reis) demoliu-se a igreja, construindo-se outra que aproveitou os velhos materiais do seu recheio (telas e talha dourada). O arquitecto José Luis Monteiro concebeu a igreja em estilo neoclássico, tendo escolhido o jardim António Feijó para a edificação. Em 1907 iniciou-se a construção que viria a terminar em 1911, porém a sua inauguração realizou-se um ano antes.

A fachada é dividida em duas partes. A inferior é precedida por uma curta escadaria facetada que nos conduz a três portas ladeadas por colunas dóricas de mármore rosa; a porta central é a mais larga e alta e é encimada por um tímpano triangular, sendo as laterais encimadas por tímpanos curvilíneos. A parte superior tem três janelas separadas por acrotérios, sendo a central a maior e possuindo um tímpano triangular. Um balcão decorado a mármore rosa divide os dois andares. A rematar a fachada está um frontão triangular com óculo central. A alternância dos mármores de tons brancos e rosados, e os detalhes dos elementos escultóricos criam harmonia ao conjunto da frontaria.
O interior, com seis altares laterais, mostra no tecto da nave, caixotões com pinturas alusivas ao martírio da Encarnação e Glorificação da Virgem, enquanto o tecto do altar-mor é inteiramente decorado a talha dourada, recortando-se na parede um arco do triunfo que ostenta o brazão dos Lumiares (padroeiro do templo demolido) e encimado por um nicho com a representação de um Calvário. O coro apresenta varandas de balaustrada, ostentando igualmente talha dourada.
Cerca de 100 telas com pinturas alegóricas à Eucaristia, Apocalipse e cenas do Novo Testamento foram integradas nas paredes, alternando com o trabalho em talha, conferindo-lhe um ambiente sumptuoso. Recentemente foram-lhe colocados azulejos reproduzindo motivos seiscentistas, que decoram nichos, emolduram portas e forram mesas dos altares. Peças de escultura decoram os altares, destacando-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição (da segunda metade do séc. XVI). Na sacristia encontra-se uma tela quinhentista com a imagem de Santo António, uma das suas mais antigas representações.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Avenida Almirante Reis, entre os nº 38 e 40, na Rua de Álvaro Coutinho, na Rua Luis Pinto Moitinho e na Rua Palmira, Anjos
1150
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
DIÁRIO DA REPÚBLICA, I Série B- Nº 56 de 06-03-1996

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

ALMEIDA, Fernando de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Junta distrital de Lisboa, Segundo tomo, 1975.

Data de atualização
16/12/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,739,506